Como tirar bicho de pé?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os parasitas devem ser retirados por profissionais de saúde com os devidos cuidados de higiene, após a lavagem e desinfecção da área atingida, utilizando agulha esterilizada.

O que acontece se não tirar o bicho de pé? Quando o bicho de pé não é tratado com rapidez, logo depois de penetrar a planta dos pés, a pessoa pode sofrer de infecções secundárias. É comum que os hospedeiros contraiam tétano, septicemia, linfangite, Staphylococcus aureus e gangrena gasosa.

Compre um inseticida que contenha bifentrina, ciflutrina, esfenvalerato, clorpirifós, bifentrina de diazinona, carbaryl, cialotrina ou permetrina. Todos esses compostos químicos ajudam a matar bichos-do-pé.

Embora muitas pessoas retirem o bicho de pé com agulha ou alicate de unhas em casa, a melhor forma de fazer a remoção correta se dá por meio do contato com profissionais de saúde, garantindo higiene e esterilização.

Para tirar o bicho-de-pé, normalmente, é utilizada uma agulha estéril, que permite remover o parasita completamente da pele onde está instalado. No entanto, é recomendado procurar um clínico geral ou dermatologista para fazer isso com segurança e evitar a infecção do local.

Pulverize com uma solução salina de 200 gramas de sal por litro de água. Se houver cães e gatos com bicho-de-pé, pulverize-os com produtos sistêmicos, e lave o local onde os mesmos dormem com a solução salina, e ferva seus panos que servem de cama.

O bicho de pé tem cura. Ele dura entre quatro a seis semanas, porém, em áreas de risco, como as infecções são frequentes, podem avançar para formas mais graves.

Repelente de insetos
Podemos ser fãs do VapoRub, mas os insetos definitivamente não são. Passe um pouco nos braços, pernas, pescoço ou outras áreas da pele exposta para manter os insetos (incluindo mosquitos) afastados, graças ao óleo de folhas de cedro no interior.

O tratamento é feito com pomadas antiparasitárias e a tradicional agulha ou pinça – esterilizada. “Depende da profundidade da lesão. Mas se for logo no início, ainda é superficial e fica fácil de tirar sozinho. Se for uma lesão mais profunda, é melhor procurar um médico”, explica o médico.

Bicho-de-pé é uma pulga responsável por desencadear uma ectoparasitose conhecida como tungíase. A parasitose ocorre quando a fêmea penetra no hospedeiro para finalizar o seu ciclo de vida. A pulga penetra, após ser fecundada, e permanece na pele até que seus ovos sejam eliminados no ambiente.

O Foldan Pomada é indicado no trato de infecção cutânea decorrentes de larvas migrans (bicho geográfico) e no trato de micoses superficiais decorrentes de fungos. A pomada deve ser aplicada e espalhada pela superfície afetada com movimentos suaves e circulares.

O bicho de pé é causado pela penetração na pele pela menor das pulgas, a Tunga penetrans, a única espécie do gênero que parasita o homem. Ela mede 1 milímetro e escolhe lugares secos e arenosos para viver, principalmente em área rural, chiqueiros e currais (fotos 1a, 1b, 1c). Além do homem, parasita o porco.

O tratamento consiste em remover o parasita na pele e pode ser feito por um podólogo, que remove o bicho-de-pé com um bisturi. Em alguns casos, é necessário a prescrição de medicamentos realizados por um médico.

Ele também é chamado de bicho-de-areia, bicho-de-porco, bicho-do-cachorro, jatecuba, matacanha, pulga-de-areia ou tunga, por exemplo, dependendo da região. Os sintomas de bicho de pé podem surgir assim que o parasita penetra a pele, sendo percebida uma pequena mancha avermelhada e leve dor local.

O popularmente conhecido como “bicho de pé“, e cientificamente Tungíase, nada mais é do que uma pulga, a menor que existe, chamada Tunga penetrans, que vive em solos arenosos, quentes e secos, principalmmente em chiqueiros de porcos.

Use a pinça para puxar a farpa.
Use a pinça para pegar a parte exposta dela. Assim que prender bem, puxe-a da pele na mesma direção que entrou. Pode haver mais de uma farpa ou pedaço de vidro, metal, etc. Às vezes, a farpa quebra durante a remoção; caso isso ocorra, vá até um médico para remover o restante.