Como tirar baba do quiabo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Se desejar fazer cortado, use uma frigideira de ferro: deixe ficar bem quente, coloque o óleo e junte os quiabos partidos. Mexa um pouco, depois abaixe o fogo e mexa algumas vezes. A baba fica toda na frigideira.

Deixe o quiabo de molho no suco de limão
A nossa primeira dica é muito simples: corte as pontas do quiabo e deixe-o de molho no suco de 1 limão por cerca de 30 minutos.

Dá pra amenizar: lave e seque os quiabos, depois mergulhe numa tigela com 500 ml de água e o caldo de 1 limão diluído. No lugar do limão, dá pra usar 100 ml de vinagre. Deixe ali por 15 minutos, depois lave novamente e em seguida corte os cabinhos. Daí é só utilizar conforme pede o seu preparo.

O quiabo, também conhecido como okra, quingombô, quimbombó, gombô ou abelmosco, tem um sabor suave e pode ser consumido com ou sem baba, cru ou cozido, em preparações como refogados, assados, saladas, ensopados, sopas e sucos.

A baba do quiabo é formada por resíduos de açúcar (exopolissacarídeos) e glicoproteínas, o que significa que sua viscosidade aumenta quando cozinhada. Ela é pegajosa e pode desencorajar as pessoas a cozinhar com a fruta, mas pode ser removida e também usada para encorpar caldos, ensopados e outros pratos.

Como ele não tolera temperaturas muito baixas por longos períodos de tempo, coloque na parte inferior da geladeira em um saco plástico. Nessas condições, seus quiabos podem durar por até 7 dias. Caso queira congelar, é importante lavar os frutos, secar bem, picar e guardar em um saco plástico de vácuo.

Se o fruto amadurece na planta, se torna fibroso e inadequado ao consumo. Para tal, o quiabo deve ser colhido quando ainda está verde e brilhante, sem manchas escuras, e medindo entre 10 e 14 centímetros de comprimento.

Por dentro, tem sabor suave, adocicado e a famosa baba. Para explorar o melhor do ingrediente é só usar técnica: lave e seque bem cada um antes de cortar; quanto maior o corte, menor a quantidade de seiva liberada e nada de ficar mexendo demais enquanto ele cozinha.

Estimula o funcionamento do intestino: o quiabo contém alto teor de fibras, 16,32% da ingestão diária recomendada, que desempenha papel importante para o bom funcionamento do intestino, já que contribuem para a formação do bolo fecal, estimulando a movimentação intestinal e a eliminação das fezes.

O quiabo possui uma substância chamada oxalato, que facilita a formação desses cálculos renais e o consumo desse vegetal tende a piorar o problema. Por ser rico em vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue, indivíduos que ingerem anticoagulantes também não devem exagerar no consumo do quiabo sem orientação médica.