Como tirar as medidas do abdômen?

Perguntado por: dmarinho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Para medir a sua circunferência abdominal de forma correta, a fita métrica deve ser passada no entorno do abdômen, numa posição que fica, geralmente, logo acima do umbigo mas isso deve ser feito por um profissional que padroniza as medidas e pode compará-las.

Para medir sua circunferência abdominal, é importante posicionar a fita métrica no ponto médio entre as duas últimas costelas e a parte superior do osso ilíaco. Se você não sabe onde ele se localiza, basta passar a fita na altura do umbigo, envolvendo todo o diâmetro do corpo nessa região.

102 cm

Uma medida simples e bastante reveladora é a circunferência abdominal, que é tomada com uma fita métrica em volta do abdômen. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as medidas ideais para essa região do corpo ficam entre 102 cm para os homens e 88 para as mulheres.

Divida a cintura pelo quadril, se o resultado for maior que o. 85 (mulheres) ou 0.9 (homens), a gordura visceral está alta; Relação cintura-altura: divida sua altura pelo tamanho da cintura. Se o resultado der maior que 0.5, em homens e mulheres, é possível que você esteja acima do peso.

É bem simples: utilizando uma fita métrica. Posicione na altura do umbigo e circule ao redor da sua cintura, assim você vai ver quantos centímetros você tem. Você pode até mesmo fazer isso em casa.

Abdominal cruzado
O abdominal cruzado é uma opção extremamente eficiente de exercício para afinar a cintura. Isso porque ele trabalha principalmente a região oblíqua, definindo a lateral da barriga.

A medida da circunferência abdominal, que pode ser feita com uma fita métrica, é um marcador de risco, como vemos abaixo. Circunferência abdominal em mulheres: Ideal: menor que 80 cm. Risco aumentado: entre 80 cm e 88 cm.

“Pessoas com esse tipo de corpo, apesar de não aparentarem, podem estar com percentuais de gordura acima da média e isso pode ser um risco à saúde”, afirma a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

BARRIGA POCHETE
Essa barriga é aquela que fica uma flacidez muito grande pra baixo da região do umbigo (exatamente onde se coloca a pochete e por isso esse nome) e ao aplicar o auto exame é possível ver que a diástase é nessa região baixa.

Mulheres não grávidas com cintura maior que 88 cm e homens com cintura maior que 102 cm têm mais chances de apresentar problemas de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

“Alimentação inadequada, com uma quantidade exagerada de gorduras e carboidratos, falta de atividade física regular, elevados níveis de estresse, sono desregulado e consumo excessivo de bebidas alcóolicas são alguns dos itens que, somados, podem causar a gordura visceral”, conta o nutricionista.

As refeições congeladas, por exemplo: pizza, hambúrgueres, nuggets e lasanha, contribuem para o aumento de peso, além do acúmulo de gordura visceral. Isso porque elas são ricas em calorias, sódio e gordura saturada”, ressalta Gatto.

Há basicamente dois tipos dessa gordura: visceral e subcutânea. A visceral é quando há gordura nas vísceras do abdômen. É considerada a mais perigosa, pois fica próxima aos órgãos vitais e do sistema circulatório. Já a subcutânea é aquela que fica sob a pele.

1 – Abdominal infra
Em seguida, mantenha os joelhos estendidos e o quadril levemente flexionado; Coloque as mãos firmes no chão, na lateral do corpo; Depois, com a força do abdômen, levantes os pés e as pernas na direção da cabeça e os joelhos até o peito; Volte à posição inicial e repita o exercício.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha. 2 - Antes de tentar suar a camisa até ficar esgotada na academia, fique de olho na sua dieta e nos seus hábitos de frequência ao banheiro.