Como tirar agua do ouvido?

Perguntado por: epaz8 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Outra forma de como tirar a água do ouvido é puxar levemente a orelha, enquanto você coloca o ouvido que está entupido virado para baixo. Essa ação é indicada para que seja possível abrir mais o conduto auditivo e facilitar a expulsão da água.

Mas se a água permanecer após dois a três dias ou se você notar sinais de infecção, procure orientação médica. Se seu ouvido ficar inflamado ou inchado, você pode ter desenvolvido uma infecção. Uma infecção no ouvido pode se tornar grave se você não receber tratamento.

Inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurar o máximo de ar com a boca e fazer movimentos com a cabeça, desde a posição natural da cabeça até perto do ombro. Colocar no ouvido entupido, sem forçar, a ponta de um toalha ou lenço de papel para absorver a água em excesso.

— A primeira opção para fazer a retirada da água é inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia. — Outra opção é colocar um pouco de água morna no ouvido entupido, porque isso dilata a região e tira a bolha de ar que se formou.

Segundo o otorrinolaringologista Diego Malucelli, da Otorrinos Curitiba, essa sensação de água acumulada pode ocasionar inflamação, conhecida como otite. Os principais sintomas da otite são dor, sensação de ouvido tapado, perda auditiva, zumbidos, dor ao manipular os ouvidos e algumas vezes secreção.

Deitar de lado sobre a cama
Este truque é realmente efetivo e muito fácil. Só tem que deitar sobre o ouvido afetado e deixar que a gravidade haja por si só. Você pode inclinar um pouco a cabeça para conseguir fazer com que fique paralela à cama, o conduto auditivo estará reto e a água vai descer sozinha.

Oticerim® deve ser aplicado diretamente no interior do canal auditivo. Não deve ser ingerido. Pingar 5 gotas de Oticerim no ouvido, 3 a 4 vezes ao dia.

O Cerumin é um remédio à base de hidroxiquinolina e trolamina, substâncias que ajudam a remover a secreção em excesso do ouvido. A solução deve ser utilizada exclusivamente nos ouvidos, pois o contato com os olhos e a pele pode causar irritações.

A Dipirona certamente, se o paciente não tem nenhum histórico de alergia a medicação, a Dipirona pode ser usada para alívio da dor de ouvido. Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão.

Assim, as secreções passam mais facilmente, explica a doutora Ana Escobar. As especialistas deram a dica para tirar a água do ouvido: dê pulinhos com a cabeça virada. Se a água não sair, pode pingar gotinhas de álcool 70%. O álcool evapora rápido, então a sensação é instantânea.

Segundo o otorrinolaringologista Jorge Evandro, qualquer tipo de água - doce ou salgada que entre no ouvido pode causar incômodo, pois o líquido provoca a obstrução do conduto auditivo externo impedindo a passagem de sons e causar dor.