Como terminou o Renascimento?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

O Renascimento foi o primeiro grande movimento artístico, científico, literário e filosófico da modernidade. O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.

Ainda em relação ao Cinquecento, esse foi o período em que houve um enfraquecimento do movimento renascentista no final do século XVIII, principalmente, na cidade da Itália. Isto ocorreu devido às grandes descobertas marítimas, do movimento de Contrarreforma e atuação da Inquisição.

1600

O Renascimento é um movimento cultural, artístico e científico que se desenvolve na Europa a partir do meio do século XIV (por volta de 1350) até ao fim do século XVI (1600).

O Renascimento - movimento de renovação - foi um período da história cultural europeia que teve início em Itália no século XV e se prolongou até fins do século XVI.

O Renascimento dividiu-se em três fases: Trecento (século XIV ou os anos trezentos); Quattrocento (século XV ou anos quatrocentos); Cinquecento (século XVI ou anos quinhentos).

O principal objetivo do renascimento era restabelecer a ciência, o comércio e a arte, todos elementos que foram valorizados durante a Antiguidade Clássica e em parte esquecidos durante a Idade Média.

Entre essas transformações, podemos citar: origem da burguesia (com o declínio da nobreza feudal), renascimento urbano e comercial, êxodo rural e a transição do feudalismo para o capitalismo. Do ponto de vista político, o principal aspecto ligado ao surgimento do Renascimento é a formação das monarquias nacionais.

O período do Renascimento foi o momento entre os séculos XIV e XVI, passagem da Idade Média para a Moderna, em que se organizou o desenvolvimento cultural, artístico, científico, político e a mudança do pensamento europeu, tendo como base a retomada dos conhecimentos clássicos, desenvolvidos e disseminados por gregos e ...

O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval. Após a queda de Constantinopla, os antigos bizantinos se instalaram na Itália, onde desenvolveram a cultura clássica.

O renascimento foi um período histórico e movimento cultural que surgiu na Europa, precisamente na Itália, no século XIV e com auge no século XVI.