Como tem que ser o sumário?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Em relação à formatação, o sumário, seguindo as normas da ABNT, deve ter fonte Times New Roman ou Arial, no tamanho 12. A palavra “SUMÁRIO” precisa estar centralizada, escrita em caixa alta e marcada em negrito.

O sumário deve ser o último elemento pré-textual, ou seja, deve vir imediatamente antes do primeiro capítulo do trabalho. Os elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas de tabelas, figuras e abreviaturas) não devem ser registrados no sumário.

Basicamente, o sumário é um elemento pré-textual, isto é, ele deve vir antes do texto propriamente dito, seja livro ou um trabalho acadêmico. Ele enumera os capítulos, seções e outras partes do seu trabalho de acordo com a página onde elas se encontram.

O que colocar no sumário de um TCC? Você precisa colocar todos os elementos textuais do trabalho (introdução, desenvolvimento e conclusão) e pós-textuais (referências, anexos, apêndices, índice, que são assuntos ordenados por ordem alfabética). Não deve colocar elementos pré-textuais.

O sumário é o último elemento pré-textual do TCC. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho. Deve conter um esquema para a subordinação dos itens que o compõem, tanto em relação à formatação, quanto em relação à numeração.

Lista de figuras localiza-se imediatamente após o sumário, deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, numeração, travessão, título e respectivo número de folha.

Sumário ou Índice: é uma relação das divisões do trabalho (introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia etc.) e o respectivo número da página onde esses itens estão.

Para a elaboração de trabalhos acadêmicos, a norma utilizada da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) é a 14724. Essa norma especifica, em detalhe, qual a estrutura e os elementos que o trabalho deve conter.

10. Sumário

  1. Ele deve vir centralizado na página;
  2. Ele é o último item pré-textual ;
  3. Os elementos pré-textuais não devem aparecer no sumário;
  4. Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas;
  5. A numeração só é colocada a partir dos elementos textuais (ex.

Criar o índice
Na guia Referências, no grupo Índice, clique em Inserir Índice. Na caixa de diálogo Índice, você pode escolher o formato para entradas de texto, números de página, guias e caracteres líderes. Você pode alterar a aparência geral do índice escolhendo no menu suspenso Formatos.

Após configurar todos os títulos e subtítulos do seu trabalho, posicione o cursor de texto no local desejado para o sumário. Feito isso, acesse a aba "Referências", selecione "Sumário" e adicione um sumário automático.

Sumário é a enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede e índice é uma enumeração detalhada, em ordem alfabética, dos nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (informação verbal, ...

Confira os principais pontos que não podem faltar no momento de realizar o seu sumário!

  1. Introdução. Esse primeiro tópico constará um breve resumo do seu empreendimento. ...
  2. Mercado de atuação. ...
  3. Equipe de trabalho. ...
  4. Resumo financeiro. ...
  5. Objetivo e metas do plano. ...
  6. Projeções em gráficos. ...
  7. Transparência e credibilidade.