Como fazer um sumário com título e subtítulo no Word?

Perguntado por: uveloso . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Após configurar todos os títulos e subtítulos do seu trabalho, posicione o cursor de texto no local desejado para o sumário. Feito isso, acesse a aba "Referências", selecione "Sumário" e adicione um sumário automático.

Basta selecionar o texto de título que você deseja personalizar, modificar seus estilos da maneira que você deseja e, na guia Página Principal, no grupo Estilos, clique com o botão direito do mouse no estilo de título personalizado e clique em AtualizarTítulo para Corresponder à Seleção .

Escolha o texto que você quer que apareça no sumário; Em seguida, na guia Página Inicial, clique em um “Estilo” e selecione o título, como Título 1, Título 2 etc. dependendo do lugar em que ele deve aparecer; Atualize o sumário e você verá que esse trecho já aparecerá.

O título deve vir em letras maísculas e em negrito, já o subtítulo só em letras maísculas. O tamanho da fonte do título e do subtítulo é 12. Tanto título quanto subtítulo devem estar presentes na folha de rosto. O espaçamento entre título e texto nas normas da ABNT é de 1,5 cm.

Se a sua lista for como uma estrutura de tópicos, com subtópicos, faça o seguinte: digite o item principal, pressione Enter e, em seguida, pressione a tecla Tab antes de digitar o subtópico. O subtópico será recuado sob o item principal, formatado com um número ou símbolo de marcador subordinado.

Selecionando seu título/subtítulo novamente, vá para Referências > Adicionar Texto. Após abrir o drop-box, selecione devidamente qual o seu nível hierárquico entre os demais tópicos. Por convenção, utilize Nível 1 para títulos principais; Nível 2 para subtítulos; Nível 3 para subtítulos posteriores.

O título do seu trabalho deve estar localizado no centro da capa e em letras maiúsculas. Se houver subtítulo, escreva-o seguido do título, após dois pontos. A formatação deve ser sem negrito e também com letras maiúsculas.

Para formatar o subtópico criado, de acordo com os demais subtópicos, deve-se selecionar o título e formatá-lo (letra, tamanho da fonte, negritar e retirar o sublinhado). Ao passar o cursor sobre o subtópico criado será exibida a mensagem Ir para o sumário. Ao clicá-lo, será remetido diretamente ao sumário.

Para personalizar seu Sumário atual:

  1. Acesse Referências > Sumário.
  2. Selecione Sumário Personalizado.
  3. Use as configurações para mostrar, ocultar e alinhar números de página, adicionar ou alterar o preenchimento de tabulação, definir formatos e especificar quantos níveis de títulos devem ser mostrados.

Posicione o cursor onde você deseja adicionar o sumário. Acesse Referências > Sumário. e escolha um estilo automático. Se você fizer alterações no documento que afetam o sumário, atualize o sumário clicando com o botão direito no sumário e escolhendo Atualizar Campo.

Os títulos são usados para entreter, adicionar uma surpresa ou engajar leitores para fazê-los querer saber mais, mas o subtítulo orienta o leitor a continuar lendo ou buscando informações. Um subtítulo também é projetado para manter sua atenção.

* Subtítulo – Literalmente, atesta-se que se trata de um elemento que reforça a intenção prestada no título, ou seja, um elemento que aparece para somar, para acrescentar algo a mais às informações anteriormente reveladas.

Enquanto o título tem uma estrutura feita para chamar a atenção do leitor, o subtítulo tem a função de explicitar o tipo de informação que poderá ser encontrado naquele texto.