Como solicitar o uso do nome social na escola?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Solicitar ao interessado o preenchimento do Requerimento de Nome Social devidamente assinado pelo próprio interessado maior de 18 (dezoito anos), ou o responsável, que deve ser deferido pelo Diretor da Escola, para que o nome social seja inserido nos documentos escolares internos.

A regulamentação do uso de nome social nas instituições de educação básica foi aprovada pelo Ministério da Educação, através da Resolução do Conselho Nacional de Educação Nº 1 de janeiro de 2018. Desde então, jovens maiores de 18 anos podem solicitar o registro do nome social no ato da matrícula nas escolas.

Sim, alunos menores de 18 anos devem solicitar o uso do nome social por meio de seus representantes legais, em conformidade com o disposto no artigo 1.690 do Código Civil e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para realizar a solicitação do uso do nome social, os estudantes interessados (quando maiores de 18 anos ou os responsáveis, se menores) devem procurar a Direção da escola, preencher e assinar um requerimento. A inserção na SED e nos documentos de circulação internos ocorre em até sete dias.

O que é? Para mudança de denominação de uma escola o representante da entidade mantenedora deverá comparecer à Superintendência Regional de Ensino (SRE) que orientará a instrução do processo.

O documento garante a inclusão do nome social no sistema de Cadastro de Alunos e demais registros da Educação. A adoção do nome social é um direito garantido a alunos e servidores trans e travestis da rede estadual paulista.

Para inclusão do nome social no Novo RG, o cidadão maior de 18 anos deve preencher e assinar o formulário de inclusão ou exclusão de nome social. Quando o solicitante for menor de 18 anos, o formulário deverá ser assinado por um responsável legal.

Defensoria. Mudança na lei agora permite que pessoas maiores de 18 anos possam mudar nome diretamente em cartórios 26/08/2022 - 10:19. Uma novidade na legislação federal agora poderá beneficiar pessoas que desejam alterar seus nomes de forma facilitada.

Segundo o entendimento de sua Procuradoria Federal Especializada, “a inclusão do nome social no cadastro do titular do certificado é adequada e se coaduna com a atual política de reconhecimento da identidade de gênero”.

A solicitação deve ser realizada via processo digital. Para abrir o processo, acesse o canal abaixo e clique em "Solicitar serviço via processo digital". Escolha a área "Cadastro" e o serviço correspondente. Em seguida, junte (inclua) os documentos necessários, em arquivos separados e classificados por tipo.