Por que foi criado o conceito de ideologia?

Perguntado por: aoliveira3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O conceito ideologia foi criado pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836). Este filósofo o empregou pela primeira vez em seu livro "Elementos de Ideologia", de 1801. para designar o "estudo científico das ideias".

De acordo com Marx, as ideologias surgem por meio de relações sociais, econômicas e políticas, em contextos de ideias conflitantes, de contradições e contrastes sociais manifestos em desigualdade de recursos, de direitos, de acesso a bens e serviços.

A visão clássica de ideologia teve origem com o filósofo francês moderno Destutt de Tracy. Tracy era um entusiasta dos ideais promovidos pelo iluminismo e acreditava que a Revolução Francesa era o melhor meio de promover as mudanças necessárias na sociedade francesa para que o país pudesse, de fato, progredir.

Este termo possui diferentes significados. No senso comum, é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

O conceito de ideologia nasce com o pensador francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836) que buscou compreender quais os elementos que operam e interferem na formação das ideias. Assim, o termo ideologia pode ser entendido, segundo este autor, como a “ciência das ideias”.

Por meio da ideologia a classe dominante busca fazer com que seus interesses e ideias transformem-se nos de todos, dificultando o surgimento de outros contrários aos seus. Desse modo, a elite tende a orientar, de acordo com seus objetivos, a conduta da sociedade e os valores dos indivíduos.

Ideologia é um conjunto de princípios que expressam uma determinada visão de mundo. São as ideias que representam um grupo de pessoas com ideias semelhantes sobre sociedade, economia, valores e política. As ideologias também podem representar um tipo de pensamento ou modo de funcionamento de uma época da história.

Ideologia é um conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais e políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época ou sociedade. Uma ideologia estabelece valores e preferências de um grupo e inclui um programa de ação para a execução dos objetivos definidos.

(A) a ideologia representa a sociedade tal como ela é, com os seus valores e com a sua cosmovisão do real. (B) ideologia é o conjunto das ideias dos grupos pensantes que atuam de modo dominante na sociedade. (C) ideologia é o mesmo que doutrina, pois ambas tratam de teorias.

Os principais tipos de ideologia

  • Ideologia democrática.
  • Ideologia liberal clássica e neoliberal.
  • Ideologia capitalista.
  • Ideologia comunista.
  • Ideologia anarquista.
  • Ideologia fascista.
  • Ideologia nacionalista.

O que Marx defendia? Em sua forma pura, o marxismo defende que pela revolução a classe operária deve tomar os meios de produção dos burgueses. O governo, por sua vez, deve suprimir os burgueses para que percam a hegemonia na manutenção do poder, que constituem juntos a infraestrutura e a superestrutura.

As ideologias geralmente são criadas no ambiente político, em que as decisões e ações precisam ser sustentadas por argumentos fortes e consistentes; e na vida econômica, já que vivemos no capitalismo, sistema que valoriza a economia em última instância.

Para o sociólogo canadense Guy Rocher (1924-), por exemplo, ideologia é um conjunto de ideias e julgamentos organizados, que permite descrever, explicar ou justificar a situação de um grupo ou de uma comunidade e que, inspirado em certos valores, propõe uma orientação pre- cisa para a ação desse mesmo grupo ou ...

Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

Uma ideologia geralmente é criada através do pensamento de uma única pessoa e difundida para outras, que são induzidas ou decidem de modo consciente segui-la. A ideologia nazista, por exemplo, é rapidamente relacionada ao seu criador Adolph Hitler. Já a cultura é construída através da pluralidade de ideias e pessoas.