Como atua a ideologia na vida humana?

Perguntado por: omello3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Orienta as ações humanas. Modelam os interesses humanos. Dá sentido à realidade humana. Se utiliza de símbolos e criação mental.

Como visão de mundo a ideologia pode desempenhar um papel de sustentação da estrutura de poder dominante retratando-a como justa, correta e natural ou desafiar estas mesmas estruturas, destacar suas injustiças e apontar para a necessidade de mudanças das estruturas de poder.

muitas pessoas deixam de pensar além de tal assunto por conta da ideologia , criam algo único para algo e crê apenas naquilo , deixa de ir a fundo , deixa de procurar que tudo é uma constante evolução e quando vai vê , está tendo ideologias erradas sobre tais coisas.

Portanto, as ideologias podem ter por finalidade naturalizar conflitos para que eles sejam considerados aceitáveis, na tentativa de normalizar, justificar, amenizar e mesmo ocultar as tensões sociais.

É importante reconhecer e ressaltar a ideologia como uma filosofia que norteia os hábitos, ações, pensamentos e comportamentos dos sujeitos sociais. Seu poder é de influenciar as relações humanas, bem como estabelecer mecanismos que orientem uma classe ou grupo social.

No senso comum, é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

Os principais tipos de ideologia

  • Ideologia democrática.
  • Ideologia liberal clássica e neoliberal.
  • Ideologia capitalista.
  • Ideologia comunista.
  • Ideologia anarquista.
  • Ideologia fascista.
  • Ideologia nacionalista.

Em nosso dia a dia, podemos encontrar diversos exemplos de ideologia. Um deles é a ideologia de preconceito . Por exemplo: Grande parte da sociedade passou a associar que o homem que se vestisse de rosa seria homossexual.

No sentido da letra, o conceito de ideologia aparece como um conjunto de valores, princípios e doutrinas; seria o desejo de pertencer a um grupo que possui um modo de viver e conviver; o desejo de se “agarrar” em algo para acreditar, como uma ideologia política.

Por exemplo, ideologia pode ser: (1) o conjunto de ideias de um grupo; (2) a produção de significados e valores; (3) a manipulação por meio de ideias; (4) as ideias e valores da classe dominante; (5) falsas ideias; (6) uma forma de entender o mundo; entre outros.

Apresenta-se uma reflexão teórica que propõe um ponto de convergência analítica sobre as ideologias como artefatos abstratos que têm - de modo simultâneo - duas funções práticas: 1) afastar a consciência humana do ser social (no plano das idéias) e, 2) organizar a vida cotidiana (no plano real concreto).