O que a Bíblia fala sobre a diversidade?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

A fé cristã estabelece a unidade na pluralidade e diversidade cultural. Os textos de Babel e Pentecostes são exemplos que a Bíblia menciona e reflete a respeito da diversidade cultural e lingüística. Gn 11.1-9 e At 2.1-13 revelam que Deus assume a diversidade cultural na sua ação com a humanidade.

Ele proibiu a discórdia entre quaisquer pessoas. Mesmo aqueles que cumprem os mandamentos não devem levar a cólera ao coração dos homens. O “pai da discórdia” é o diabo; o Salvador é o Príncipe da Paz. De maneira semelhante, a Bíblia ensina que “os sábios desviam a ira” (Provérbios 29:8).

Adversidade significa contratempo, obstáculo, dificuldade. É um imprevisto, um aborrecimento, uma contrariedade, um impedimento. Ex.: Todos estão sujeitos às adversidades da vida.

Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença.
Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

Embora algumas reações à adversidade variem, uma reação deve ser constante: confiar no Pai Celestial e em Jesus Cristo. O profeta Alma ensinou: “(…) aqueles que confiarem em Deus serão auxiliados em suas tribulações e em suas dificuldades e em suas aflições; e serão elevados no último dia” (Alma 36:3).

2 Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 aDestes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

17 O amigo ama em todo o tempo, e para a aangústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que aalça a sua porta busca a ruína.

Afinal, como vemos em Salmos 34:19: “O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas”. Para ajudar você a superar esses momentos, preparamos este post com orientações que você deve considerar.

8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será acontigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

A importância da diversidade está intrínseca em nosso dia a dia. É na multiplicidade que encontramos oportunidades de aprendizagem e da prática de habilidades diferenciadas: empatia, inteligência emocional e compreensão.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

As adversidades surgem para todas as pessoas. São como desafios que temos que enfrentar. Deus usa as adversidades para nos ensinar. Através delas, passamos a compreender que não temos o controle de tudo o que acontece, de modo que podemos entregar a nossa vida aos cuidados do Senhor.