O que significa pensar a ideologia como falsa consciência?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

A ideologia aqui é entendida segundo o conceito da filosofia marxiana, como inversão da realidade, como falsificação da consciência. É um conjunto de ideias que oculta, vela, obscurece, inverte a realidade. Essas ideias vêm para “justificar” o modelo de vida existente.

Em A Ideologia Alemã (1846), o conceito de ideologia parece como equivalente a ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as ideias aparecem como motor da vida real.

Em seu livro A ideologia alemã, lançado em 1846, Marx aponta a ideologia como uma falsa consciência da realidade. Para ele, ela é um instrumento de ocultamento da realidade utilizado pela classe dirigente para sobrepor-se às demais classes com a aquiescência delas.

Ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal. Este termo possui diferentes significados. No senso comum, é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

O significado negativo de ideologia. Uma segunda concepção vem do pensamento marxista. Na obra de Karl Marx, a ideologia aparece como algo necessariamente negativo e pejorativo: trata-se da distorção do pensamento que nasce das contradições sociais e que serve justamente para ocultar ou disfarçar tais contradições.

Os principais tipos de ideologia

  • Ideologia democrática.
  • Ideologia liberal clássica e neoliberal.
  • Ideologia capitalista.
  • Ideologia comunista.
  • Ideologia anarquista.
  • Ideologia fascista.
  • Ideologia nacionalista.

A ideologia pode ser entendida como um conjunto de ideias que expressam uma visão de mundo e a esquematiza. Em uma outra perspectiva, como um conjunto de ideais que falseiam a realidade de maneira a enganar seus adeptos.

A consciência é assim produto de uma relação social, fruto do trabalho, que é um processo de socialização. Para Marx, então, a possibilidade da consciência não está dada no plano das idéias, mas, sim, no campo da sociabilidade, da realidade concreta.

O que Marx defendia? Em sua forma pura, o marxismo defende que pela revolução a classe operária deve tomar os meios de produção dos burgueses. O governo, por sua vez, deve suprimir os burgueses para que percam a hegemonia na manutenção do poder, que constituem juntos a infraestrutura e a superestrutura.

Assim, a ideologia distorce a realidade na medida em que esconde os conflitos existentes na sociedade, fazendo-a parecer una e harmônica, como se todas as pessoas compartilhassem das mesmas crenças e interesses.