Como se manifesta a violência?

Perguntado por: apinhos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

A violência ocorre quando há um abuso de poder ou uma agressão por palavras, gestos, ameaças, exposição, humilhação, opressão e coação, sem haver o auxílio ou a utilização da força física. Esse tipo de violência ocorre sempre que há algum dano psicológico a vítima.

Ela pode se manifestar de várias formas, como tapas, beliscões, chutes, torções, empurrões, arremesso de objetos, estrangulamentos, queimaduras, perfurações, mutilações, dentre outras.

As causas históricas e sociais da violência
Suas origens parecem estar correlacionadas com o desenvolvimento da economia de produção, que desde o início levou a uma mudança radical nas estruturas sociais. A violência não está gravada em nossos genes.

A violência é uma forma de ação contra o indivíduo que provoca graves danos de diversas naturezas. Há tipos de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Esses tipos de violência ocorrem nos mais diferentes públicos, como, por exemplo, a violência contra a mulher.

Dentre os mais comuns, há quatro: Transtorno de Estresse Agudo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e os quadros associados de ansiedade e transtorno de humor. A manifestação de TEPT é uma das decorrentes da violência, com alto custo em termos de saúde pública.

Estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial − Capítulo II, art. 7º, incisos I, II, III, IV e V.

Caracterizada, em sua maioria, pelos assassinatos por armas de fogo, acidentes de trânsito e exploração sexual, o uso de drogas, a violência que tem aumentado no Brasil e no mundo.

A definição de violência
“o uso intencional de força física ou poder, por ameaça ou ação, contra si mesmo, outra pessoa ou um grupo ou comunidade, que resulta ou tem alta probabilidade de resultar em ferimento, morte, sofrimento psicológico, mal desenvolvimento ou privação”.

Em uma redação sobre violência, o mais importante é conseguir embasar todo o texto sobre argumentos coerentes e que façam sentido entre si. Ao elaborar o seu texto, pense no agente da proposta de intervenção, nos meios que serão utilizados e quais ações serão tomadas. E não se esqueça de nomeá-los!

Os índices atuais de violência são preocupantes. A violência está disseminada no meio social sob formas variadas. Seja no trânsito, na escola ou no espaço familiar, seja nas grandes cidades ou no interior. Mesmo quando tipificada como homicídio, latrocínio, tráfico, a violência resiste às medidas de repressão.

As causas para a violência no Brasil possuem natureza estrutural e sistêmica. São exemplos as profundas desigualdades sociais, a falta de oportunidades para as camadas mais pobres da população, a ausência e a negligência do Estado, o sistema judiciário falho, o aumento da circulação de armas e o tráfico de drogas.

As principais formas de agressão são: violência física, psicológica, moral, sexual, além de prejuízos ou danos patrimoniais. As mulheres que sofrem violência possuem algumas características comuns. Entre elas: Estresse, baixa autoestima, depressão, marcas de agressão pelo corpo, gravidez indesejada e alcoolismo.

Violência social é qualquer tipo de violência cometida por indivíduos ou pela comunidade, com uma finalidade social.