Como se forma o território?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

A concepção mais comum de território (na ciência geográfica) é a de uma divisão administrativa. Através de relações de poder, são criadas fronteiras entre países, regiões, estados, municípios, bairros e até mesmo áreas de influência de um determinado grupo.

O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana.

Chegou-se à conclusão de que a formação territorial do Brasil foi baseada nos ciclos econômicos, utilizando as leis territoriais para ocupação de mais terras, acentuando-se ainda mais após o declínio do ciclo do açúcar e posterior interiorização do país com o ciclo da mineração.

O território tem duas funções: uma negativa, limitando entre fronteiras, a competência da autoridade política, e outra positiva, fornecendo ao Estado base de recursos materiais para ação.

Um dos primeiros registros sobre o aparecimento do conceito de território deve-se ao geógrafo alemão Friedrich Ratzel, durante o processo da unificação Alemã em 1871 e da institucionalização da Geografia enquanto Ciência em várias universidades da Europa no mesmo período.

Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição. O termo pode ser também utilizado na política, na biologia e na psicologia.

Em geografia, o conceito de território é entendido como uma área delimitada por fronteiras, onde uma determinada sociedade exerce controle e poder sobre seus recursos naturais, econômicos e culturais.

A primeira ocupação portuguesa no atual território brasileiro – já no século XVI – foi no litoral nordestino, onde iniciaram algumas atividades econômicas.

O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos. Os indígenas, os portugueses e os africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, que também formaram o povo brasileiro.

O país é um território delimitado por e a partir de relações de poder, tendo que apresentar território autônomo, governo e população.

O Estado é um ente político-administrativo que exerce soberania sobre um território e desempenha as suas funções por meio de um corpo político transitório denominado governo.

O território constitui-se do solo, ou território propriamente dito, o subsolo, as águas territoriais, as ilhas, os rios, os lagos, os portos, os mares interiores, os golfos, o espaço aéreo que está sobre o solo.

Domínio Territorial ou Geográfico (ccTLD)
O Domínio Territorial ou Geográfico é também um velho conhecido do usuário de internet. Por meio desse registro de Nível Superior, o endereço do site é associado a um país específico referente ao território ao qual o conteúdo se propõe.

A noção deTerra Indígena” diz respeito ao processo político-jurídico conduzido sob a égide do Estado, enquanto a deterritório” remete à construção e à vivência, culturalmente variável, da relação entre uma sociedade específica e sua base territorial.

Conhecer o território nos permite identificar os principais problemas que aquela região apresenta atualmente. Dessa forma, é possível que órgãos públicos, privados, ONGs, universidades ou a população em geral pense em soluções viáveis para saná-lo.

O território é formado pelas formas nas paisagens mais a vida que os anima, formando um sistema complexo que evolui constantemente; enquanto que, o espaço geográfico é construído socialmente por um conjunto indissociável de sistemas de objetos e de ações, sendo, ainda, a categoria de análise geográfica.