Como se faz uma resenha de um artigo?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita

  1. Identifique e apresente a obra analisada.
  2. Faça um panorama inicial.
  3. Descreva a estrutura da obra.
  4. Discorra sobre conteúdo.
  5. Faça sua análise crítica.
  6. Identifique o público-alvo e faça recomendações.
  7. Discorra um pouco sobre o autor.

Passo a passo para fazer uma resenha

  1. Leia e releia a obra. A primeira coisa para fazer uma resenha é ler e reler a obra. ...
  2. Procure informações sobre o autor. ...
  3. Pense na estrutura do seu texto. ...
  4. Comece a escrever a sua resenha. ...
  5. Se a resenha for crítica, dê a sua opinião. ...
  6. Corrija o que escreveu até agora. ...
  7. Trabalhe a estrutura.

Como começar uma resenha? O primeiro passo para iniciar uma resenha é ler profundamente a obra, depois contextualize a obra a ser resenhada no texto, fazendo com que o leitor conheça um pouco mais sobre a obra que será analisada. Após o escritor irá explanar seu ponto de vista no texto.

Resenha-resumo
Ou seja, um texto bem redigido, com introdução, desenvolvimento e conclusão. A resenha-resumo sintetiza os pontos mais relevantes do conteúdo em análise, que pode ser uma peça teatral, uma comemoração solene ou um acontecimento qualquer da realidade, além de um livro ou capítulo, um filme, enfim.

Escreva a Introdução: mencione os temas centrais do artigo, os argumentos e afirmações do autor. Evita utilizar afirmações em primeira pessoa. Resuma o artigo: expresse com suas próprias palavras os pontos principais, os argumentos e os achados do artigo. Mostre como o artigo sustenta suas afirmações.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Além do mais, a resenha deve ser um texto objetivo. O seu número de páginas vai depender de qual será o destino dela. Embora não exista um limite de páginas, recomenda-se que o conteúdo tenha de 6 a 10 parágrafos.

Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita

  1. Identifique e apresente a obra analisada.
  2. Faça um panorama inicial.
  3. Descreva a estrutura da obra.
  4. Discorra sobre conteúdo.
  5. Faça sua análise crítica.
  6. Identifique o público-alvo e faça recomendações.
  7. Discorra um pouco sobre o autor.

resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

A resenha é um texto que consiste em uma descrição, opinativa ou neutra, de determinado objeto, seja ele um evento ou uma obra cultural. Na atualidade, a resenha assume papel importante no sucesso ou fracasso de produções culturais.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

É importante que a conclusão seja sucinta, pois você já teve o texto todo para expor suas ideias e argumentos com detalhes. Então, o ideal é não enrolar para terminar. Mesmo com poucas frases, é possível acrescentar um toque final para que seus leitores não esqueçam tão facilmente de tudo que viram no seu texto.

1) No primeiro parágrafo, o resenhista apresenta informações técnicas sobre o objeto cultural que ele irá apreciar.

Fazer uma resenha envolve escrever um texto que misture resumo com opinião. Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos.

A temática está mais ligada à produção de um artigo do que a um resumo, a não ser que você esteja resumindo uma obra sobre esta temática específica. A resenha, por sua vez, é diferente. A resenha, a princípio, é iniciada com o resumo de uma obra. Contudo, você, ao mesmo tempo, analisa a obra nesse resumo.