Como fazer uma fábula com moral da história?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva. Procure deixá-la de modo que resuma o problema, a solução e o que deve ser aprendido desta. A simples moral de "A Lebre e a Tartaruga", por exemplo, é "Nem sempre quem muito corre é o primeiro a chegar".

no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história.

Veja os elementos principais da estrutura de uma fábula!

  • Narrador: em primeira pessoa ou terceira pessoa. ...
  • Personagens: animais com comportamentos humanos, ou seja, antropomorfização.
  • Tempo e espaço: em grande parte das fábulas, o tempo é cronológico. ...
  • Moral: a fábula pode ser estruturada em prosa ou em verso.

Fábula é um texto narrativo que apresenta animais personificados e uma moral da história. Por ser uma narrativa, possui tempo, espaço, ação, personagens e narrador. É um texto escrito em forma de verso ou de prosa.

Pode ser compreendida com base em dois planos estruturais: o narrativo e o moral. O primeiro diz respeito à estrutura de apresentação, complicação, clímax e desfecho da história. O segundo se refere aos ensinamentos morais de cunho didático presentes ao final da narrativa.

Entre as características principais da fábula destacam-se a narração alegórica, sem compromisso com a realidade, e os seus ensinamentos. Durante muito tempo a fábula foi, e ainda é, um dos instrumentos usados para transmitir conhecimentos relacionados à moral e aos bons costumes.

Uma moral (do latin morālis) é uma mensagem transmitida ou uma lição a ser aprendida a partir de uma história ou evento. A moral pode ser deixada ao ouvinte, ao leitor ou ao espectador para determinar por si mesmo, ou pode ser explicitamente encapsulada em um aforismo.

Moral da história da raposa e o leão
A fábula do leão e da raposa nos ensina a sermos precavidos por mais que estejamos em situação de sofrimento. A raposa estava padecendo do corpo quando recebeu a oferta de ajuda por parte do leão.

Moral da historia…
Não conseguimos evitar o mal daquele que já decidiu cometê-lo. Nesta fábula o cordeiro e o lobo são personagens antagônicos. O cordeiro simboliza a inocência e a humildade e tenta e contornar os problemas que lhe são apresentados. Já o lobo é símbolo da malicia e da crueldade.

Conceito: A fábula, em um sentido amplo, pode ser definida como uma narrativa curta com ações protagonizadas por animais, objetos e outros seres que agem como pessoas. Apresentam uma moral implícita (a moral da história). Sua função: emocionar, divertir e instruir.

Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc.

Gênero textual: fábula – Fábula É uma narrativa curta que traz a reflexão de valores humanos. Costuma apresentar uma moral ao final e geralmente os personagens são animais que assumem características específicas conforme seu comportamento. São animais que falam, pensam e agem como seres humanos.

O escravo resgatou o leão e todos os outros animais enjaulados. Moral da história: Deve-se ajudar os outros em necessidade, nós recebemos as recompensas de nossos atos. Nunca se arrependa de fazer o bem.

A cigarra e a formiga
A história da cigarra e da formiga talvez seja a mais famosa e difundida fábula de Esopo. A narrativa breve, de apenas um ou dois parágrafos, traz dois animais antagônicos como personagens: a formiga, símbolo do trabalho e do empenho, e a cigarra, representante da preguiça e da displicência.