Como se explica o amor de Deus?

Perguntado por: igil . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Podemos ver o amor de Deus nas bênçãos que Ele nos dá. Poque Ele nos ama, Deus está constantemente nos presenteando com coisas grandes e pequenas que vão desde a beleza do mundo até as pessoas que fazem parte de nossa vida. Muitas vezes sentimos o amor de Deus ao interagirmos com outras pessoas.

Os autores do Novo Testamento utilizam o termo grego “ágape” para exemplificar o amor de Deus. Isso indica que é um amor profundo, que não se baseia em condições para existir. Não há nada que possa ser feito para aumentar ou diminuir o amor de Deus para conosco, pois Ele é a própria fonte desse amor.

O amor de Deus é incondicional
“Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

O amor de Deus não é encontrado nas circunstâncias de nossa vida, mas em Sua presença em nossa vida. Sabemos de Seu amor quando recebemos forças além de nossa própria força e quando Seu Espírito traz paz, consolo e orientação.

Quando estamos repletos do amor Dele somos capazes de suportar a dor, superar o medo, perdoar sem reservas, evitar as desavenças, recobrar as forças e abençoar e ajudar as outras pessoas de um modo que surpreenderá até a nós mesmos.

Durante Seu ministério terreno, Jesus mostrou Seu amor pelas pessoas abençoando e servindo os pobres, os doentes e os aflitos. Disse a Seus discípulos: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12; ver também João 13:34–35; Morôni 7:46–48).

Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.

pode representar o amor de Deus pelo ser humano, do pai de todos, e amor de Jesus com os seus discípulos.

Vamos explorar, brevemente, cada um deles, visando lhe dar maior entendimento e amplitude acerca do que distingue um do outro.

  • AMOR ÁGAPE. Amor Perfeito e incondicional de DEUS. ...
  • AMOR STORGE. Amor pelos familiares e pessoas próximas. ...
  • AMOR PHILIA. Amor fraternal entre pessoas. ...
  • AMOR EROS.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Quando experimentamos o amor de Deus, o nosso coração queima, consome-nos e controla-nos. Por isso, tendo sido amados por Deus, torna-se fácil e natural amar os outros da mesma forma; dando as nossas vidas. O Amor de Deus adere melhor do que qualquer “super-cola”.

No dicionário, o amor recebe o seguinte significado: “Um sentimento que leva a desejar o bem do outro, afeição profunda por alguém ou algo, intensa inclinação de caráter afetivo, simpatia, amizade, zelo e cuidado”.