Como se chama a água vermelha que sai da carne?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

mioglobina

Como é chamado o líquido que sai da carne? Mesmo nas bandejas de carnes vendidas no supermercado, o líquido avermelhado no recipiente é a mioglobina. Ela permite uma melhor oxigenação da carne, assim como uma conservação mais prolongada.

Na verdade, a substância é uma proteína chamada mioglobina, que possui a coloração vermelha. Tecnicamente falando, ela é responsável pelo transporte e armazenamento de gases como o oxigênio (O2) no interior dos músculos esqueléticos e cardíacos, utilizados nos processos de contração muscular.

mioglobina

A coloração avermelhada da mioglobina se dá justamente por sua ligação entre o ferro e o oxigênio. É por isso que dá a impressão de ser sangue.

Mioglobina, a proteína da carne
A mioglobina tem a função de manter o oxigênio nas células dos músculos. É essa proteína que dá a cor avermelhada a carne e é justamente ela que escorre da carne quando cortamos.

cor vermelha brilhante

Este pigmento é responsável pela cor vermelha brilhante que proporciona um aspecto atraente para o consumidor. A oximioglobina se forma em 30-40 minutos de exposição ao ar e esta reação é denominada oxigenação, que ocorre rapidamente porque a mioglobina tem grande afinidade pelo oxigênio.

A injeção de água nas peças de carne é uma técnica que faz parte do processo de amaciamento e conservação do alimento. Além da água, a solução também é composta por colágeno e aromas naturais. O objetivo do método é quebrar as fibras musculares da carne, deixando a peça mais macia e suculenta.

Porém, o perigo de consumir a carne mal passada tem relação direta com o modo do manuseio do alimento, sua origem e conservação. A chance da carne possuir doenças como parasitoses é muito grande e a ingestão pode favorecer o surgimento de infecções bacterianas e infestações parasitárias no organismo.

Ele é uma substância que é uma proteína, chamada mioglobina, que tem coloração vermelha”, explicou.

O vermelho da picanha não é sangue: é mioglobina [Depoimento a Giorgio Dal Molin] (2018)

O corte mal passado é vermelho porque contém uma proteína chamada mioglobina - e não a hemoglobina encontrada no sangue. “Essa cor é devido ao líquido que sai do músculo da carne que, quanto menos cozida, mais abundante se mantém.

Já a nossa querida mioglobina exerce uma função diferente, isto é, ela transporta o oxigênio que recebeu da hemoglobina e o armazena nos músculos para que aconteça a respiração celular, produzindo energia.

Resumindo a história, as carnes bovinas mais saudáveis são as carnes magras, assim chamadas porque têm menor quantidade de gordura. Ou seja, elas fornecem proteínas e outros nutrientes bacanas, com menos gordura saturada na porção.

Por indicação da autoridade sanitária (Inspeção Veterinária), a carne com hematomas deve ser confiscada nos estabelecimentos de abate. É considerada imprópria para consumo humano.

carne

A carne é composta em sua maior parte por 2 pigmentos: a hemoglobina (presente no sangue) e a mioglobina (80-90% do músculo bem sangrado).

Aposte no leite. Este método é indicado para aqueles que desejam preparar uma refeição rapidamente. Após lavada, coloque a carne-seca em uma panela cheia de água e acrescente um copo de leite - pode ser frio ou em temperatura ambiente - e deixe marinar por cerca de 5 minutos.