Como o governo paga as contas?

Perguntado por: asanches7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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A resposta para a pergunta de como o governo paga a sua dívida é simples: arrecadando mais recursos do que gastando, isto é, realizando o que chamamos de superávits nominais. Estes superávits estão associados aos resultados de dois grupos de recursos do orçamento do governo: primários e financeiros.

Em geral, resulta de um acordo bilateral entre um credor e um devedor para anular ou perdoar parcial ou totalmente o saldo de uma responsabilidade (a dívida), em que o devedor incorreu para com o credor.

O que é dívida pública? Qual é o seu papel? A dívida surge e aumenta sempre que o governo gasta mais do que arrecada. Assim, quando os impostos e demais receitas não são suficientes para cobrir as despesas, o governo é financiado por seus credores (pessoas físicas, empresas, bancos etc), dando origem à dívida pública.

1 Ato ou efeito de dever algo a alguém; obrigação de dar, fazer ou pagar algo (geralmente alguma quantia em dinheiro) a outrem; obrigação. 2 A quantia (ou a coisa) que é objeto de tal obrigação. 3 fig Toda obrigação moral de dar ou fazer uma determinada coisa, em virtude de um favor ou bem recebido.

Enquanto o Brasil pratica juros reais básico de 8%, em 90% dos países do mundo, neste momento as taxas de juros são inferiores à inflação, isto é, são negativas. A PEC da Transição garantiu ao orçamento federal o montante de R$ 145 bilhões, por fora do teto de gastos, em 2023 e 2024.

A dívida pública do Brasil cresceu quase R$ 93 bilhões de outubro para novembro. Mais da metade desse valor são juros que o governo teve que assumir para continuar se financiando. No penúltimo mês da presidência de Jair Bolsonaro, a dívida pública atingiu o valor mais alto da história do Brasil: R$ 5,87 trilhões.

Japão

A dívida pública do Japão chega a 258% de seu PIB, a. mais alta proporção do mundo. E apesar disso, muitos investidores ainda estão.

A dívida nacional dos Estados Unidos ultrapassou US$ 33 trilhões (cerca de R$ 160 trilhões) pela primeira vez na história, segundo dados divulgados pelo Departamento do Tesouro nesta segunda-feira (18).

A resposta para a pergunta de como o governo paga a sua dívida é simples: arrecadando mais recursos do que gastando, isto é, realizando o que chamamos de superávits nominais. Estes superávits estão associados aos resultados de dois grupos de recursos do orçamento do governo: primários e financeiros.

Quando o governo gasta mais do que arrecada, ocorre o efeito perverso da captura de recursos no mercado para financiar o endividamento. O governo é um competidor desleal na disputa pelo crédito, pois oferece mais segurança creditícia e paga juros altíssimos de forma praticamente garantida.

Dívida prescrita não significa dívida inexistente. Ela continua lá, ativa, e, junto com ela, a obrigação de pagar. Atualizado em: 15 de março de 2023. Entender o que é dívida prescrita e como funciona a cobrança desse tipo de crédito ajuda a lidar com as pendências financeiras.

O baixo volume de vencimento de títulos fez a Dívida Pública Federal (DPF) subir em junho. Segundo números divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Tesouro Nacional, a DPF passou de R$ 6,014 trilhões em maio para R$ 6,191 trilhões em junho, alta de 2,95%.

A Dívida Pública Federal – que inclui o endividamento interno e externo do Brasil – fechou 2022 em R$ 5,951 trilhões, informou hoje (26) a Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Economia. O valor representou aumento de 6,02% em relação a 2021, quando a dívida estava em R$ 5,614 trilhões.

O valor da dívida externa do Brasil em 2022 é de cerca de R$ 5,75 trilhões.

A dívida pública japonesa atingiu US$ 9,2 trilhões (cerca de R$ 47,7 trilhões). O valor corresponde a 266% do PIB do país — o percentual mais alto entre as principais economias do mundo. Comparativamente, a dívida dos Estados Unidos, no mesmo período, ficou em US$ 31 trilhões (cerca de R$ 160,9 trilhões).

A DBGG (Dívida Bruta do Governo Geral) subiu para 74,1% do PIB (Produto Interno Bruto) em julho de 2023. Houve um aumento de 0,5 ponto percentual na comparação com junho, quando atingiu 73,6%. Em valores, subiu de R$ 7,6 trilhões para R$ 7,7 trilhões.