Tem vacina contra a dengue?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Batizada de Qdenga, este é o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca tiveram o vírus da dengue.

Ministério da Saúde estima que vacina contra dengue esteja disponível no SUS em um ano e meio. Em 2023, já foram registrados mais de 1,3 milhão de casos prováveis de dengue no Brasil, com 596 mortes confirmadas e 428 em investigação.

Dengvaxia®: crianças a partir de 6 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos. A vacina é recomendada somente para pessoas previamente infectadas por um dos vírus da dengue (soropositivos).

Em São Paulo, onde a taxa é de 18%, o preço da dose pode chegar até R$ 374,94. Além disso, clínicas e farmácias podem embutir outros valores, aumentando o preço final.

No entanto, é possível esperar efeitos colaterais comuns a vacinas, como febre, reação no local em que foi aplicada, entre outros. Não existe a mínima possibilidade de o indivíduo desenvolver a doença da dengue, seja qual tipo for.

Uma nova vacina contra a dengue estará disponível no Brasil a partir da semana que vem, segundo a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC). A Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma, é o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.

A limitação de idade, de 60 anos, é uma contraindicação no sentido de efeito adverso, segurança ou por ter uma eficácia menor? A limitação da idade ocorre por ainda não haver estudos robustos com populações com mais de 60 anos de idade.

O exame de sangue para IgG pode identificar uma infecção passada.

A avaliação clínica da vacina apontou que o imunizante tem eficácia de 80,2% contra a dengue. O período de proteção é de 12 meses após o recebimento das doses.

Para pessoas com mais se 45 anos, no Brasil é considerada recomendação fora de bula e deve ser evitada. História de anafilaxia à dose anterior da vacina contraindica a continuidade do esquema de vacinação. Pessoas não previamente infectadas pelo vírus da dengue (soronegativas) também não devem receber a vacina.

Para crianças com menos de nove anos, o risco de complicações mais sérias ainda não foi determinado; para aqueles com mais de 45 anos de idade, não há dados suficientes para garantir a segurança da vacina.