Qual o nome do líquido que sai da carne?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Após o abate, animais tem que ser drenados de sangue. Se não for, a carne estraga. O liquido vermelho da carne é água com mioglobina, uma proteína abundante em tecido muscular.

mioglobina

Na verdade, a substância é uma proteína chamada mioglobina, que possui a coloração vermelha. Tecnicamente falando, ela é responsável pelo transporte e armazenamento de gases como o oxigênio (O2) no interior dos músculos esqueléticos e cardíacos, utilizados nos processos de contração muscular.

mioglobina

O líquido vermelho da carne tem origem em uma proteína chamada mioglobina, que é encontrada dentro das células que formam as fibras musculares dos bovinos. Ela é responsável pela coloração dos músculos dos animais, que depois se transformam na carne que chega até a mesa.

A injeção de água nas peças de carne é uma técnica que faz parte do processo de amaciamento e conservação do alimento. Além da água, a solução também é composta por colágeno e aromas naturais. O objetivo do método é quebrar as fibras musculares da carne, deixando a peça mais macia e suculenta.

O veterinário paulista Diogo Garnica é categórico: “O líquido vermelho que encontramos na carne mal passada não é sangue. Ele é uma substância que é uma proteína, chamada mioglobina, que tem coloração vermelha”, explicou. >

É a mioglobina do músculo.

O vermelho da picanha não é sangue: é mioglobina [Depoimento a Giorgio Dal Molin] (2018)

Mioglobina, a proteína da carne
A mioglobina tem a função de manter o oxigênio nas células dos músculos. É essa proteína que dá a cor avermelhada a carne e é justamente ela que escorre da carne quando cortamos.

cor vermelha brilhante

Este pigmento é responsável pela cor vermelha brilhante que proporciona um aspecto atraente para o consumidor. A oximioglobina se forma em 30-40 minutos de exposição ao ar e esta reação é denominada oxigenação, que ocorre rapidamente porque a mioglobina tem grande afinidade pelo oxigênio.

Músculo não tem hemoglobina, mas tem mioglobina, que também dá a coloração vermelha à carne. A hemoglobina é uma proteína presente no sangue e que define sua cor, contém ferro e leva do pulmão o oxigênio necessário aos movimentos para os tecidos musculares.

Devido à sua hipotonicidade, não deve ser administrada diretamente por via endovenosa. Água para injeção é fortemente hipotônica e sua administração na circulação sistêmica causa hemólise e desordens eletrolíticas. Seu uso não é recomendável em procedimentos cirúrgicos.

A salmoura mais básica é composta de água, sal (2-3%), fosfatos (1%) e outros possíveis ingredientes, como antioxidantes. Para aplicações em carne bovina, os níveis de injeção recomendados são de cerca de 8% a 10%.

Utilizar pouca gordura; A frigideira deve ser de fundo grosso (triplo), possuir boa condutividade e retenção de calor, estar bem quente para selar a carne, evitar a desidratação da mesma e a formação de espuma; Não sobrecarregar a frigideira, pelo mesmo motivo acima.

Durante o processo de transformação deste músculo na carne que conhecemos, através do cozimento, é liberada uma quantidade de água destas fibras musculares, liberando parte da mioglobina junto, dando a impressão de ser sangue.

O corte mal passado é vermelho porque contém uma proteína chamada mioglobina - e não a hemoglobina encontrada no sangue. “Essa cor é devido ao líquido que sai do músculo da carne que, quanto menos cozida, mais abundante se mantém.

Porém, o perigo de consumir a carne mal passada tem relação direta com o modo do manuseio do alimento, sua origem e conservação. A chance da carne possuir doenças como parasitoses é muito grande e a ingestão pode favorecer o surgimento de infecções bacterianas e infestações parasitárias no organismo.