Como se cadastrar como PCD no INSS?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

O serviço está disponível pelo aplicativo Meu INSS, por meio do login na conta gov.br, que disponibilizará para a população um certificado como forma de comprovação da condição de deficiência em um documento oficial, chancelado pelo Estado.

Certificado da Pessoa com Deficiência no Meu INSS

  1. Imagem da tele inicial do aplicativo Meu INSS.
  2. Acesse o menu Serviços e depois clique em Extratos/Certidões/Declarações.
  3. Clique em “Certificado da Pessoa com Deficiência”

As informações indispensáveis são: dados pessoais (nome, RG, CPF); especificação e detalhamento da deficiência; código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID); É importante que o CID se refira à sequela — e não à causa da deficiência.

Você poderá utilizar vários meios para provar ao INSS que trabalhou em condição de deficiência.

  1. Carteira de Trabalho;
  2. Contrato de Trabalho;
  3. Contracheque (holerite);
  4. Documentos médicos;
  5. Laudos médicos;
  6. Receitas médicas;
  7. Exames médicos;
  8. Concessão de auxílio-doença.
  • Ministério da Educação.
  • Ministério da Saúde.

Veja quais as deficiências se enquadram em PcD, conforme o decreto 3.298/99:

  • Deficiência física/motora.
  • Deficiência intelectual/mental.
  • Deficiência visual.
  • Deficiência auditiva.
  • Deficiência múltipla (quando a pessoa possui mais de um tipo de deficiência)

Em relação a quem pode comprar carro PcD, a isenção do IOF é somente para pessoas que possuem deficiência física. Segundo a lei, é considerada pessoa portadora de deficiência física aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, comprometendo sua função física.

Para deficientes, é preciso comprovar que apresentam impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Um empregado PcD tem direito a igualdade de salários com todos que ocupem a mesma função ou cargo na empresa. Portanto, esse é mais entre os direitos de um trabalhador com deficiência. Vale lembrar que diferenças nos salários de empregados que executam a mesma função na empresa configura prática discriminatória.

Confira abaixo o passo a passo para adquirir um carro com benefícios em 2023:

  1. Obtenha o relatório médico. O primeiro passo para adquirir um carro PCD é obter um relatório médico que comprove a deficiência. ...
  2. Solicite a CNH Especial. ...
  3. Escolha o carro. ...
  4. Solicite a isenção de impostos. ...
  5. Adquira o carro.

Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

O laudo médico para PcD é direito de toda pessoa com deficiência. É possível conseguir esse documento em hospitais e clínicas médicas. É mais fácil conseguir o documento em hospitais que você foi diagnosticado ou que faz algum tipo de acompanhamento ou tratamento, se for o seu caso.

As várias deficiências podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles:

  • Deficiência visual.
  • Deficiência motora.
  • Deficiência mental.
  • Deficiência auditiva.
  • Paralisia cerebral.

Para quem trabalha em turno ininterrupto de revezamento, a jornada máxima é de seis horas, exceto se houver acordo ou convenção coletiva dispondo de forma diferente. A hora extra é aquela trabalhada além da jornada normal (geralmente 8 horas).