Como saudar um palestrante?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Diga, por exemplo: "Por favor, vamos dar as boas-vindas a Fulano!". Se necessário, você também pode dizer o título do discurso.

Você pode simular que está no momento do evento, cumprimentando os participantes com bom dia, boa tarde ou boa noite (conforme o horário da palestra), e iniciando a sua apresentação, como se fosse pra valer.

1 - Saudação (bom dia/boa tarde/boa noite, senhoras e senhores). 2 - Inserir informações do evento/objetivos/público-alvo/palestras que serão ministradas. 3 - Para composição da mesa, convidamos as seguintes autoridades: chamar da maior para a menor hierarquia.

O convite para palestrante deve ser formal, demonstrando, assim, a seriedade do seu evento e também o respeito pelo convidado. Ele pode ser impresso ou enviado por e-mail, contendo informações como: nome, data, local, horário e o conteúdo da palestra.

Saudações comerciais formais
Uma das maneiras mais seguras de começar sua mensagem comercial formal é dirigir-se ao destinatário com “Prezado Nome”. Ao mesmo tempo, é melhor evitar saudações de gênero, como “Prezado Senhor ou Senhora”, porque podem ser mesquinhas, exclusivas ou ofensivas.

Com os mais chegados, podemos cumprimentar com beijos no rosto. Mas este tratamento não é aconselhado em reuniões formais de trabalho, por exemplo, onde o mais correto seria o aperto de mão. A mulher define o grau de intimidade com que será cumprimentada.

Não deixe de cumprimentar
Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

Uma das maneiras mais seguras de começar sua mensagem comercial formal é dirigir-se ao destinatário com “Prezado Nome”. Ao mesmo tempo, é melhor evitar saudações de gênero, como “Prezado Senhor ou Senhora”, porque podem ser mesquinhas, exclusivas ou ofensivas.

Comece com uma boa história — pode ser emocionante, engraçada, informativa; o importante é que ela seja interessante e capte a atenção do seu espectador. Além disso, deve servir como introdução ou argumento para a pauta da palestra. Contar histórias é uma forma simples e explicativa de compartilhar conteúdo.

Você vai descobrir oito técnicas de apresentação que vão fazer total diferença.

  1. Estude o seu conteúdo. ...
  2. Prepare a apresentação. ...
  3. Inicie de forma impactante. ...
  4. Cative a plateia. ...
  5. Desenvolva bem o tema. ...
  6. Olhe para sua plateia. ...
  7. Fale a linguagem do público. ...
  8. Conclua com excelência.

Descubra 6 estratégias para manter a atenção do público durante uma apresentação!

  1. Mexa-se.
  2. Cuidado com o tempo.
  3. Storytelling.
  4. Interaja com a plateia.
  5. Faça uso do silêncio.
  6. Use recursos audiovisuais.

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação impactante:

  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.

5 DICAS DE COMO ENCERRAR UMA APRESENTAÇÃO

  1. Termine contando uma história. Essa história pode ser de um estudo de caso ou algo pessoal que você viveu. ...
  2. Retorne à sua mensagem de abertura. ...
  3. Termine com uma pergunta forte. ...
  4. Encerre com exatamente três pontos-chave. ...
  5. Apresente as próximas etapas e o call to action.