Como saber se tenho direito no PIS 2023?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

TENHO DIREITO DE RECEBER O PIS? CONFIRA

  1. Estar inscrito no PIS Pasep há pelo menos cinco anos;
  2. Ter exercido algum trabalho remunerado por pelo menos 30 dias no ano-base;
  3. Ter recebido até dois salários mínimos no ano-base;
  4. Possuir os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Para saber quando será feito o pagamento, se pode receber e valores, o trabalhador também pode baixar o aplicativo Caixa Trabalhador que está disponível para iOS e Android. A consulta deste ano foi liberada em fevereiro na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br.

Para consultar o PIS 2023, é só usar a internet e entrar em um dos canais abaixo: site Ministério do Trabalho e Previdência, portal Meu INSS ou carteira de trabalho digital. Também é possível ligar para o atendimento da Caixa ao Cidadão pelo número 0800-726-0207.

Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base: o trabalhador precisa ter exercido atividade remunerada com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano-base. O ano-base é o ano anterior ao do pagamento do PIS – para receber em 2023, é preciso ter trabalhado, ao menos, 30 dias em 2022.

Para saber se tem direito ao benefício pelo PIS, o cidadão pode consultar o aplicativo Caixa Tem. Nele, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

28 de dezembro

Os trabalhadores de empresas privadas e funcionários públicos nascidos em janeiro e fevereiro podem sacar normalmente o PIS/PASEP 2023 (PIS Ano-Base 2021). O abono salarial pode ser sacado até o dia 28 de dezembro, assim como todos os outros meses, sendo autorizado pela Caixa Econômica Federal.

CALENDÁRIO DO PIS 2023: R$ 1.320 LIBERADO hoje, quarta (27/09)?

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.

Telefone da Caixa Cidadão, 0800-726-0207, com atendimento eletrônico 24 horas ou com atendente de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.