É obrigatório fazer o exame psicológico?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 8 votos

O exame psicotécnico, ou psicológico, é obrigatório somente para motoristas que realizam atividades remuneradas ao volante (pelo menos, até que o projeto em questão vire lei), o que pode acontecer em todas as categorias de CNH.

O PLS 98/2015 altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) e torna a avaliação psicológica obrigatória em todas as vezes que a habilitação for renovada. Atualmente, a avaliação é realizada apenas quando a pessoa tenta obter a primeira CNH.

O que fazer ao reprovar no exame psicotécnico? No caso de reprovação na perícia psicológica do Detran, é possível refazer o exame quando o resultado for de inaptidão temporária, ou seja, com possibilidade de readequação.

Desse modo, os critérios que costumam resultar em reprovação no exame psicotécnico são ansiedade excessiva, dificuldade de concentração e atenção durante a prova, déficit de memória, problemas motores, entre outros. Ao realizar o exame, há três situações possíveis: apto, temporariamente inapto e inapto.

Ele geralmente inclui questões sobre atenção, concentração, memória, percepção, orientação espacial e temporal, capacidade de julgamento e tomada de decisão, entre outras habilidades relacionadas à segurança na estrada.

E se eu não passar? Conforme o artigo 9º da Resolução N° 425/12 do CONTRAN, o psicólogo perito examinador de trânsito poderá considerar o candidato em três situações: apto, inapto temporário e inapto. Você pode não apresentar impedimentos psicológicos e ser considerado apto para dirigir.

Após o primeiro ano de habilitação, o motorista considerado apto deverá solicitar a substituição da Permissão para dirigir (PPD) pela CNH definitiva. Um dia após o vencimento da permissão, você já pode solicitar o serviço diretamente pelo portal do Detran.SP ou pessoalmente em qualquer unidade de atendimento.

Além disso, existem outras coisas que podem tirar sua atenção e aumentar as chances de você ser reprovado:

  • Perder o foco por deixar o celular ligado;
  • Não tirar todas as dúvidas com o avaliador antes de iniciar a prova;
  • Chegar com atraso na hora da prova.
  • Vestir roupas desconfortáveis durante a prova.

Dicas para ser aprovado em testes psicotécnicos

  1. Seja sincero nos testes psicotécnicos. Nos testes psicotécnicos de personalidade, um fator determinante é medido: a sinceridade. ...
  2. Leia muito bem o enunciado. ...
  3. A concentração é fundamental. ...
  4. Prepare-se para o teste. ...
  5. Durma bem e relaxe.

A legislação estabelece a avaliação psicológica só para o condutor que exerça atividade remunerada com o veículo.

O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.

Além de avaliar o equilíbrio emocional, esse teste psicológico ajuda a identificar aspectos como o nível de autoconfiança e até de extroversão de uma pessoa.

II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH. III- inapto: quando o desempenho apresentado não é condizente para a condução de veículo automotor.

Quanto custa o exame médico e psicotécnico do DETRAN? Os valores do exame variam de estado para estado. De qualquer forma, em média, o custo é entre R$ 250 e R$ 350.

O Palográfico (teste dos pauzinhos) é um teste projetivo que fornece informações das características de personalidade do individuo. Os dados são analisados conjuntamente baseados na totalidade de percepções e não a partir dos dados que aparecem isoladamente. Portanto, é a análise do todo que interessa.