Qual o tipo de recibo?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Tipos de recibo: físicos e digitais. Existem algumas opções de recibos físicos e que podem ser facilmente encontrados. A primeira possibilidade é comprar os modelos de recibo prontos disponíveis em qualquer papelaria e adequar ao seu negócio. Outra opção é criar o próprio modelo de recibo, com um título próprio.

Eu, (nome do recebedor), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), recebi de (nome de quem realizou o pagamento), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), a importância de R$ XXX,XX (valor por extenso), pelos serviços de (descreva o serviço), não restando nenhum pagamento pendente.

O recibo de pagamento é um documento que ajuda no controle financeiro. Ele comprova pagamentos e recebimentos entre pessoas físicas ou jurídicas e faz toda a diferença para quem tem um negócio e precisa fazer uma planilha de controle interno. Por isso, o recibo simples precisa ser guardado em segurança.

Etapas de elaboração de um Recibo

  1. Dê um nome ao documento. Coloque um nome no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.
  2. Descreva o recebimento. ...
  3. Valores em números e por extenso. ...
  4. Não esqueça do local, data e assinatura.

O recibo deve ser preenchido com algumas informações obrigatórias, tais como:

  1. Número do recibo.
  2. Valor do pagamento.
  3. Espécie da dívida quitada.
  4. Dados do devedor.
  5. Dados do credor.
  6. Data do pagamento.
  7. Local do pagamento.
  8. Assinatura do credor.

A emissão do recibo fiscal deve ser feita pelo vendedor ou prestador de serviço e entregue a quem irá pagá-lo (cliente). Assim, ele serve como um comprovante de pagamento.

A quitação passada de forma regular será, pois, a prova hábil de que se servirá o devedor quando precisar provar em juízo o pagamento em dinheiro. Esse escrito ou instrumento pelo qual o devedor se serve para comprovar a quitação, chama-se recibo.

Como preencher um recibo? Confira

  1. data do pagamento;
  2. dados de quem recebeu (nome e CPF);
  3. dados de quem realizou o pagamento;
  4. descrição do serviço prestado ou produto fornecido;
  5. assinatura de quem recebeu o pagamento.

No documento devem constar emitente, ou subscritor, que é a pessoa que assume a dívida, e o beneficiário, ou tomador, que é quem deverá receber o valor acordado.

Esse documento atesta uma transação financeira realizada, comprovando que um pagamento foi efetuado e recebido. Em um comprovante de pagamento, é informado o valor, a data, as informações do beneficiário e, em alguns casos, o motivo do pagamento.

Todo consumidor tem direito ao comprovante de pagamento. Pagamentos são formas de extinguir dívidas e obrigações. Eles são tratados pelo Código Civil Brasileiro, a partir de seu art. 304, em uma série de comandos que tratam de quem deve pagar, a quem se deve pagar, das formas, prazos, lugares e provas de pagamento.

O recibo de pagamento de salário é uma exigência legal prevista na legislação trabalhista brasileira. É um holerite, também conhecido como contracheque, um documento que certifica o pagamento do salário de um funcionário.

Recibos de médicos, dentistas e educação
Separe todos os recibos, notas fiscais e boletos de despesas pagas ao longo do ano passado. Os papéis devem discriminar o nome do prestador, endereço, o serviço prestado, valor, CPF ou CNPJ de quem prestou o serviço, além do seu nome completo e CPF.

Como fazer um recibo de pagamento simples em 4 passos

  1. Dê um título para o documento.
  2. Deixe espaço suficiente para preencher.
  3. Escreva o valor com boa grafia.
  4. Destaque o espaço para o local, a data e a assinatura do recebedor.
  5. Automatize o processo de emissão de recibo.