Como chama a luz azul do celular?

Perguntado por: achaves7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 9 votos

No Android, dependendo da fabricante, pode variar: a Samsung chama simplesmente de “filtro de luz azul”; “Conforto dos Olhos” é o nome escolhido pela Huawei; “Night Light” é como é encontrado no Google Pixel; já “Modo Noturno” é como a Motorola nomeia o recurso.

Por padrão, o Night Shift é ativado entre o pôr do sol e o nascer do sol. Nos celulares Android, a opção pode variar conforme o aparelho. Nos aparelhos Samsung, por exemplo, o filtro de luz azul pode ser ativado tanto pela Central de Notificações, quanto pelas configurações.

A luz que sai das telas – seja do seu computador ou do smartphone – é conhecida sempre como “luz azul”. A gente aprendeu na escola: a luz é formada por espectros de infinitas cores. A chamada “luz azul” é só um intervalo visível da luz que nossos olhos enxergam.

RAIOS UV. Os raios UV (ultravioleta) fazem parte do espectro de luz que não conseguimos enxergar. Tanto a luz azul quanto os raios UV atingem nossos olhos diariamente. A diferença é que a principal fonte de raios UV é o sol.

Prejuízos para a saúde
- O uso prolongado de eletrônicos pode afetar a saúde ocular, ocasionando em cansaço visual e envelhecimento precoce da retina. O contato direto com a luz azul diminui a frequência em que a pessoa pisca, fazendo com que os olhos fiquem mais secos e irritados.

Filtro de luz azul do Android

  1. Passo 1: Vá em configurações.
  2. Passo 2: Clique em Display ou Tela.
  3. Terceiro passo: Clique em modo noturno.

A alta exposição a essa luz pode causar danos a retina, aumentando o risco de degeneração macular relacionada com a idade (DMRI), a catarata e a fotoqueratite (queimaduras solares na córnea). O hábito de utilizar aparelhos eletrônicos no período da noite faz com que tenhamos menor horas de sono.

Quais dispositivos emitem luz azul?

  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Luzes LED;
  • Smartphones;
  • Televisores;
  • Telas de computador;
  • Comprimidos;
  • E-readers;
  • Consoles de videogame.

Segundo os autores, a luz azul inibe o aumento noturno dos níveis de melatonina, que prepara o corpo para descansar e dormir. As taxas desse hormônio são geralmente mais altas durante a pré-puberdade do que na puberdade, um processo complexo que envolve a coordenação de vários sistemas orgânicos.

É a luz azul intensa que nos permite ver os detalhes das imagens da tela no meio da rua em um dia de sol. Mas a luz azul não é sempre perigosa, ela é importante porque nos indica que é dia e modifica nosso padrão de liberação de alguns hormônios que nos faze acordar e estar dispostos para enfrentar um novo dia.

Luz de led azul (400 – 470nm) – tem efeito bactericida, oxidante e cicatrizante, ajuda a melhorar a hidratação da pele. Diminui a produção excessiva de oleosidade e secreção sebácea tratando casos de acne. Auxilia na oxigenação e na regeneração do tecido, ameniza vasinhos e manchas locais.

“O modo noturno diminui o brilho da tela para você ter menos despertar.