Quem é o locador ou locatário?

Perguntado por: agil3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Locador: é a pessoa que tem a propriedade de um imóvel e o disponibiliza para a moradia de outra pessoa, por meio de um contrato de aluguel; Locatário: é a pessoa que faz o pagamento mensal pelo aluguel do imóvel disponibilizado pelo locador.

Locador é o termo que se refere ao proprietário do imóvel ou o seu representante legal. Inclusive, ele pode ser representado por mais de uma pessoa, o que é comum em caso de imóveis familiares ou em caso de sociedade, quando várias pessoas figuram como proprietárias. O locador também pode ser pessoa jurídica (empresa).

Locador é o proprietário que disponibiliza seu imóvel para a utilização de terceiros sob um contrato temporário: o aluguel. O locador possui a escritura do imóvel e, portanto, o direito de usufruir do lugar diretamente ou por meio da renda gerada pela negociação do seu espaço privado.

Qual é a rotina de alguém que vive de aluguel? Cuidar de imóveis para locação é algo que dá algum trabalho, como lidar com interessados, inquilinos e profissionais da manutenção, como eletricistas, encanadores, serralheiros e marceneiros. Ainda assim, é bem menos moroso que um emprego convencional e bem mais rentável.

o IPTU deve ser pago pelo inquilino; o valor do IPTU será dividido entre proprietário e inquilino. Aliás, o contrato de aluguel também pode especificar a forma de pagamento do IPTU, caso o inquilino seja o responsável. Dependendo do valor, por exemplo, ele pode ser parcelado mensalmente e cobrado junto com o aluguel.

Locador: indivíduo proprietário de um imóvel que o cede para locação, por meio de um contrato legal. Locatário: sujeito que aluga determinado imóvel ou bem. Fiador: pessoa, organização ou bem que serve de garantia em nome do locatário, devendo se responsabilizar pelas despesas caso o locatário não o faça.

São obrigações do locador entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina; garantir o uso pacífico do imóvel locado; manter a forma e o destino do imóvel; responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação; fornecer ao locatário caso solicitado descrição minuciosa do estado do ...

Em regra, o locador não pode pedir o imóvel antes do fim do prazo, sequer com a promessa de pagamento de multa ou indenização, mesmo que haja cláusula contratual neste sentido. Isso porque, a prerrogativa de devolução do imóvel é somente do locatário, bastando que para isso ele pague a multa pactuada contratualmente.

A forma locatáriaé [feminino singular de locatário] .

Um marido de aluguel é o profissional responsável por fazer pequenos consertos e reparos em residências. Com a facilidade da tecnologia e da comunicação nos nossos dias, essa profissão acabou ganhando um status de serviço, ajudando quem não sabe ou não tem tempo de fazer consertos em casa.

Um marido de aluguel é um profissional capacitado para resolver pequenos serviços domésticos, que variam de serviços gerais de reparo até manutenção e instalações. Uma das vantagens de contar com os serviços de um marido de aluguel é não precisar contratar um profissional diferente para cada área.

É possível viver de aluguel? Em suma, é totalmente possível viver de aluguel e obter uma renda passiva estável. Alugar um imóvel pode oferecer benefícios significativos, como uma fonte de renda contínua e potencial valorização do patrimônio ao longo do tempo.