O que colocar no PIS quando não tem?

Perguntado por: rdorneles . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Se um profissional não tiver número de NIT/PIS/Pasep, como poderá se cadastrar? Resposta: O campo NIT/PIS/Pasep é de preenchimento obrigatório. Caso o profissional não possua cadastro, deverá providenciar sua inscrição no INSS.

Outra maneira de consultar o número do PIS é por meio de ligação telefônica: disponível de segunda a sábado, basta ligar para o atendimento da Previdência Social, cujo número para contato é 135, e confirmar os dados cadastrais com o atendente. Existe, ainda, o atendimento eletrônico da Caixa: 0800-726-0207.

Se você não tem o nome do seu pai declarado em seu documento de identificação, inclua o nome completo da sua mãe no campo nome do pai durante o processo de abertura da conta.

  1. 3.1 Auxílio Brasil.
  2. 3.2 PRONATEC.
  3. 3.3 Projovem Trabalhador.
  4. 3.4 Garantia Safra.
  5. 3.5 Carteira do Idoso.
  6. 3.6 Tarifa Social de Conta de Água.

Atualmente, a forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Vale ressaltar que a emissão de carteiras de trabalho atualmente é feita digitalmente, mas a física não foi totalmente invalidada.

Alguns trabalhadores ou seus herdeiros podem ter até três salários mínimos parados no banco. Mesmo quem perdeu o prazo para sacar nos anos anteriores, pode recorrer. Veja abaixo como fazer. Somente do ano base 2020, cerca 445 mil pessoas ainda não sacaram o abono do PIS/Pasep.

NIS e PIS são o mesmo número? Sim! NIS (Número de Identificação Social) e PIS possuem o mesmo número. Como o NIS serve para identificar os brasileiros que recebem ou receberam, por direito, algum benefício social, e também é cadastrado para o PIS possuem a mesma numeração.

A criança pode ter um sobrenome que os pais não têm? Sim. “De acordo com a Lei, é possível também, além dos sobrenomes dos pais, a adição ou escolha pelo sobrenome dos avós maternos ou paternos, mediante comprovação no registro de nascimento dos ascendentes”, detalha o especialista.

Consultar PIS pelo CPF é necessário quando você precisa desse número de 11 dígitos que todo trabalhador CLT tem. Os principais motivos para fazer essa consulta são o abono salarial e o seguro-desemprego, dois benefícios essenciais dos trabalhadores que estão vinculados ao PIS.

Pelo Meu INSS
O Meu INSS deve ser acessado com a conta gov.br pelo site ou no celular. Acesse o aplicativo Meu INSS (Android | iOS | Web); Toque no ícone de três barras no canto superior esquerdo; Confira o PIS logo abaixo do seu número de CPF.

O número do Programa de Integração Social (PIS) é utilizado pelos trabalhadores para ter acesso a alguns direitos e benefícios, como o abono salarial, seguro-desemprego ou saque do FGTS.

Para isso, o acesso deverá ser feito pelo endereço www.caixa.gov.br/cadastronisempresa. Não é necessário solicitar autorização e entrega de documentos na Agência. O usuário deverá cadastrar Senha Internet, seja por meio da senha do Cartão do Cidadão ou validação de dados.