Como saber se seu CPF Tem multa?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com o Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA e possuir CNH Digital ativa. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados.

Se a multa foi aplicada pelo Detran, acesse o site no seu estado e procure pelo menu “Veículos” e, em seguida, “Consulta de Multas”. Lembrando que, cada Detran tem um site diferente, mas as multas podem ser encontradas facilmente pela aba “Pesquisas”.

Qual o prazo para uma multa prescrever? O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estabelece oficialmente a prescrição de um prazo para a cobrança de infrações, porém, o artigo 33 da Resolução Contran nº 619/2016, determina que a multa de trânsito pode prescrever em cinco anos a partir da data de registro da infração.

Como funcionam a cobrança e pagamento de multas
Caso o responsável pela infração não seja indicado, a multa vai para o proprietário do veículo. Após receber a notificação da infração, a pessoa tem no mínimo 30 dias para fazer o pagamento da multa.

Se a pessoa não pagar a multa, o CPF pode ficar irregular. No caso em que o contribuinte não entrega a declaração e não paga a multa, ele fica cadastrado no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin).

Pelo site do Senatran. A segunda opção para quem quer saber se levou multa ou não também é por meio da internet. Neste caso, o usuário deverá se cadastrar no portal gov.br e, com os dados utilizados no registro, entrar no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Como saber se levei multa na blitz? Em uma blitz policial, caso a autoridade identifique o cometimento de infração por parte do motorista, o condutor deve ser informado no mesmo instante. O agente irá emitir o auto de infração e solicitar a assinatura do motorista, que tem o direito de se recusar a fazê-lo.

Quem estiver com o nome sujo - ou seja, inadimplente, com dívidas em atraso - poderão ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) apreendida, assim como outros documentos, como o passaporte. Essas pessoas também podem ser impossibilitadas de participar de concursos públicos e de licitações.

Passo a passo para pagamento da multa

  1. Declare o imposto devido.
  2. A multa será gerada e poderá ser acessada na aba "Consultar Débitos, Emitir Darf e Alterar Quotas", dentro do e-CAC.
  3. A multa deve ser impressa e paga em uma agência bancária ou aplicativo de banco.

Isto é, se após o período de 5 anos do cometimento da infração, o órgão não aplicar a penalidade ao condutor, essa penalidade será extinta. Há, também, a prescrição executória. Essa situação ocorre quando o condutor decide por não realizar o pagamento da multa aplicada.

Desta forma, para o condutor ter acesso às multas emitidas pelo município se faz necessária a pesquisa no site da Prefeitura de cada local, procurar pelo canal do cidadão e pelo link de serviços e consulta de veículos – multas.

procure por “consulta de multas”; faça o login no sistema do órgão (se não tiver você precisará fazer o cadastro); após o login, faça a consulta com o CPF do proprietário do veículo e o Renavam.

Caso alguém não habilitado seja flagrado dirigindo, a multa ainda sim será aplicada. Contudo, não será o motorista que levará a infração, mas sim o dono do veículo. Caso o proprietário seja o motorista não habilitado, os pontos não serão aplicados, porém, a multa e medida administrativa da infração ainda vão existir.

Nome sujo. Por fim, quem tiver o IPVA atrasado terá seu nome colocado na Dívida Ativa da União, que é o registro de pessoas que estão devendo impostos, taxas e multas. Se você possui uma dívida ativa, pode encontrar dificuldades na hora de pedir empréstimos ou financiamentos, além do prejuízo financeiro.

Para realizar a consulta de uma dívida ativa é necessário entrar em contato com o Ministério ou Secretaria da Fazenda da sua região. A consulta é simples e pode ser feita pela internet. Geralmente, o órgão responsável entra em contato com o devedor para informar sobre os débitos e enviar uma intimação de pagamento.

Parcelar multa é possível, mas depende do órgão autuador
No entanto, o parcelamento de multa é uma possibilidade, e não uma imposição. Nesse caso, adotar ou não essa medida é uma opção do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação.