O que levar na prefeitura para emitir nota fiscal?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 2 de julho de 2023
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Credenciamento na Prefeitura

  1. Cartão do CNPJ;
  2. Contrato Social;
  3. Cartão de CPF (caso sua empresa tenha sócios, será necessário estar munido dos documentos de cada sócio);
  4. RG (caso sua empresa tenha sócios, será necessário estar munido dos documentos de cada um deles);

Para emitir notas fiscais NFS-e na cidade de São Paulo é super simples. É necessário apenas que você tenha uma empresa de serviços na cidade de São Paulo e sua senha web ou o certificado digital. A senha web é uma assinatura eletrônica cadastrada pelo empreendedor em sua prefeitura.

Para gerar a nota fiscal como empresa é preciso:

  1. ter registro como empresa e possuir um CNPJ;
  2. comprar um certificado digital e instalar em seu computador;
  3. ter acesso à internet;
  4. usar um programa de emissão de nota fiscal eletrônica ou usar o “Emissor de NF-e”, oferecido pela própria Sefaz.

Atualmente, você pode fazer o procedimento de duas formas:

  1. Online pelo 156. Como fazer: Cadastre no Portal SP156 e envie, pelo mesmo portal, os documentos necessários para confirmar a senha. ...
  2. Presencialmente.

MEI precisa emitir Notas Fiscais? Quem tem MEI pode emitir nota fiscal em qualquer transação de venda, contudo, ele é obrigado a fazer isso apenas em operações que envolvam pessoas jurídicas, independentemente do serviço, valor da mercadoria ou contrato assinado.

Prestador de serviços precisa de um alvará de funcionamento quando precisa emitir nota fiscal? MEI não precisa de alvará. Para emitir nota vc precisa se dirigir à prefeitura de sua cidade e de acordo com sua atividade vão orientar se há necessidade ou não de alvará.

5 passos para emitir a nota fiscal eletrônica

  1. Descubra qual tipo de nota que será emitido. ...
  2. Adquira um certificado digital. ...
  3. Faça o cadastro fiscal junto ao governo. ...
  4. Escolha o emissor de nota fiscal eletrônica. ...
  5. Comece a emitir as notas fiscais.

Para começar a emitir notas fiscais com seu CPF, é preciso procurar a Prefeitura e fazer sua inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), que vai gerar um código de serviço válido. A partir daí, você terá uma senha para ter acesso ao sistema de impressão de notas.

1 - Credenciamento junto à Prefeitura
O primeiro passo de como emitir nota fiscal MEI de prestação de serviço é fazer um credenciamento junto à Secretaria de Fazenda da sua cidade. O órgão, subordinado à Prefeitura, será o responsável por cadastrar o seu CNPJ como emissor de nota fiscal no município em questão.

O primeiro passo para emitir a nota fiscal é fazer o credenciamento do negócio na Secretaria da Fazenda do estado onde ela está localizada. Esse processo é diferente em cada região. Em alguns estados, é possível realizá-lo online, já em outros é necessário ir presencialmente ao órgão.