Como saber se o ovo ta podre?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Consiste, basicamente, em encostar a luz de uma lanterna (pode ser a do próprio celular) na casca do ovo. Se o ovo estiver fresco, vai ficar totalmente iluminado, como se estivesse brilhando. Se estiver podre, ficará escurecido.

O truque da água
Um ovo fresco (bem cheio) afundará na água, batendo no fundo do copo na horizontal. Já um ovo menos fresco, com entre 1-3 semanas, pousa no fundo na vertical. Se o ovo flutuar, jamais deve ser consumido pois já está estragado!

Conheça mais sobre a intoxicação alimentar.

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

10 dias

Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

Todas as substâncias possuem uma importante propriedade física, a densidade. O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo.

Ovos cozidos, muito frequentemente, apresentam a gema com a superfície esverdeada ou escurecida. Isso é provocado pela produção de sulfeto de hidrogênio durante a cocção.

Coloque o ovo sobre uma bancada e faça ele rodopiar. Um ovo cru não gira tanto quanto um ovo já cozido, que continuará rodopiando sem interrupção do. movimento.

A chalaza pode ser encontrada nos dois lados da gema e age como uma “pequena âncora” para manter a gema centralizada e impedir que ela encoste ou grude na casca a ponto de se romper. Essa película não faz mal à saúde, e sim, a chalaza é comestível!

A data pode já ter passado e os ovos continuam bons para serem consumidos.

Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado.

Um dos riscos de consumir ovos malpassados ou crus é a contaminação do alimento por bactérias, como a Salmonella sp and E. coli, que causam intoxicação alimentar. Caso isso aconteça, o principal sintoma é dor na barriga depois de comer e diarreia intensa, além de vômito, dores musculares e fadiga6.

nos ovos entre 20 a 60%, de acordo com Wilson (2017).