Como saber se o ovo está estragado?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Como fazer: antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou um recipiente fundo com água. O que observar? Se o ovo estiver bom, vai afundar. Se boiar, o alimento possivelmente está estragado.

Por que o ovo podre flutua na água? O ovo não é impermeável. A casca do ovo é porosa e a água dentro do ovo vai evaporando e sendo substituída por ar, reduzindo a massa do ovo. Se a massa do ovo fica menor que a massa de água que é movida pelo ovo, ele vai flutuar.

Teste de flutuação com o ovo

  1. Encha um recipiente alto com água;
  2. Coloque o ovo ali dentro e observe como se comporta;
  3. Se ficar no fundo, o ovo está bom. Se ficar no meio deve ser consumido logo. Por sua vez, se afundar é porque está podre.

O teste é simples: se o ovo estiver bom, ele vai brilhar com a iluminação. Se o ovo estiver opaco, cuidado. Se a luz não atravessar seu ovo, ele deve estar podre.

O que você acha: um ovo flutua ou afunda na água? Se um material possuir densidade menor que outro, ele irá flutuar sobre ele. O contrário também ocorre, quando o material tem densidade maior, ele afunda.

Basta colocar água fria em um copo e adicionar o ovo. Se ele boiar, é sinal de que não está mais próprio para o consumo e, assim, deve ser descartado. Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora.

Muito conhecido e usado pelas donas de casa, nesse teste o ovo é imerso em um copo ou vasilha cheia de água. Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado.

10 dias

Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

Conheça mais sobre a intoxicação alimentar.

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.

Derrubou um ovo no chão e fez a maior sujeira? Não se preocupe: retire as cascas e, sobre o alimento, despeje um punhado de sal refinado. Espere cerca de 10 minutos e, em seguida, passe um papel toalha sobre a mistura. O sal deixa o ovo menos pegajoso e facilita muito a limpeza.

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos. Para a gema cremosa, 7 minutos. Para o ovo mollet (clara cozida firme e gema mais líquida), 6 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos.

Em suma, o teste do ovo pode ajudar a perceber se um ovo está fresco ou não, e não se deve consumi-lo caso flutue, mas o facto de não flutuar não garante que não possa estar contaminado por patogénicos.

O material de maior densidade fica por baixo do que tem menor densidade. Agora, o sal dissolvido na água faz com que sua densidade aumente e, assim, o ovo fica com densidade menor que a da mistura de água com sal e, portanto, ele bóia.

No caso de consumir um ovo que não esteja fresco podemos colocar nossa saúde em risco, por isso é essencial conhecer os sinais que podem indicar que ele está com a data vencida. O consumo per capita de ovos em todo o mundo é de pelo menos trezentas unidades por ano.