Como saber se o nervo do pé está inflamado?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Os sintomas do Neuroma de Morton são intensa dor no pé, sensação de formigamento ou dormência no pé e nos dedos do pé e sensação de choque entre o segundo e terceiro ou entre o terceiro e quarto dedos. A falta de força da musculatura do metatarso pode provocar esta lesão, começa com simples calo e vai piorando.

Os sintomas comuns incluem uma dor leve no terceiro ou quarto pododáctilo, que progride para uma sensação de queimação ou formigamento. O diagnóstico é baseado no histórico da pessoa e em um exame dos pés.

Principais sintomas da Síndrome do Túnel do Tarso
Além disso, pode haver queixa de formigamento, dormência, inchaço e dificuldade para caminhar. Todos esses sintomas relatados pioram ao andar, correr ou quando o paciente usa determinados calçados. Contudo, para aliviar os sintomas é indicado o repouso.

A dor no pé não costuma ter causas graves, sendo normalmente resolvida com repouso ou compressas no local. No entanto, há qualquer sinal de dor média ou intensa é importante ir até um médico ortopedista para investigar a possibilidade de alguma lesão ou problema mais grave na região dos pés.

A dor no calcanhar ao pisar não costuma ter um diagnóstico muito preocupante. A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

Neste caso, a fisioterapia aquática é muito eficaz e pode evitar futura cirurgia. O objetivo inicial é diminuir a dor, a inflamação e melhorar a função. São realizados alongamentos da fáscia plantar, massagem transversal, fortalecimento dos flexores e extensores dos dedos dos pés e exercícios de propriocepção.

Em caso de inflamação, o médico ortopedista pode prescrever medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ex. ibuprofeno) de forma a aliviar a dor e reduzir a inflamação. De acordo com as causas, muitos outros medicamentos podem ser usados para tratar ou realizar alívio sintomático.

Não existe tempo limite para a recuperação dos nervos sensitivos, mesmo após anos eles podem ser reconstruídos. Já os nervos motores (que controlam músculos) devem ser tratados em até um ano, após isso, há uma atrofia definitiva da musculatura.

Nos casos mais graves relacionados à lesão direta ou compressiva do nervo fibular, a realização da neurólise ou neurorrafia, por um microcirurgião especialista em nervos pode devolver a função do nervo. Entretanto, em casos crônicos onde a liberação do nervo não seja mais possível, o uso de órteses pode ser uma opção.

Quando um nervo é lesado, sua função fica prejudicada. Em geral é possível identificar se um corte pegou um nervo a partir dos sintomas que ocorreram após o ferimento.

3 dicas para aliviar a dor nos pés

  1. 1 – Massagear os pés com movimentos circulares. A primeira ação que você pode fazer para aliviar a dor nos pés é uma massagem relaxante nos pontos em que o incômodo se concentra. ...
  2. 2 – Levantar os pés acima da altura do corpo. ...
  3. 3 – Priorizar sapatos confortáveis.

Apesar de algumas pessoas serem assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintomas, um dos principais indicativos de trombose são as fortes dores nas pernas acompanhadas de inchaço, formigamento, vermelhidão e sensação de calor na região afetada.