Como saber se o mel é verdadeiro?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Este teste pode ser feito com um palito de fósforo ou cotonete coberto de mel e depois acendê-lo. Se queimar, significa que a qualidade do seu mel é pura. O mel adulterado tende a não apresentar chamas consistentes e não queima adequadamente, devido ao fato de que a umidade ou a fermentação afetam a sua composição.

Primeiramente, saiba que cristalização do mel é um processo natural e que garante a sua qualidade. Então, quando ocorre, você pode ter certeza de que o mel é puro mesmo. Isso ocorre devido à presença dos açúcares naturais do mel, ou seja, a glicose e a frutose.

Seja em um tom de amarelo claro, em uma paleta avermelhada ou até mesmo sendo quase marrom ou preto. O fato é que o mel de abelha conta com mais de 256 cores, com sabores e propriedades diferentes.

Quando o mel é mais claro, possui mais frutose do que glicose, então, as moléculas de glicose sofrem mais resistência para cristalizar demorando meses para cristalizar. Porém, o mel de tom escuro possui mais glicose a frutose, assim, sua cristalização ocorre em apenas alguns dias.

O mel mais claro, como o mel de flor de laranjeira, tem mais frutose então a glicose não se separa com facilidade. Com o mel mais escuro, como o mel de eucalipto, o oposto acontece. Por ter mais glicose, ele cristaliza em pouco tempo.

Alguns tipos de méis demoram mais ou dificilmente se cristalizam, por apresentarem um teor de glicose superior a 30%, por exemplo os méis obtidos das floradas de trigo sarraceno (Fagopyrum sagitatum), e o mel da caatinga que tem como principal planta fornecedora de néctar, a aroeira.

Apesar de inúmeros benefícios, o mel deve ser consumido com moderação, pois contribui para o ganho de peso e desregulação dos níveis de açúcar no sangue.

Quanto mais escuro o mel, mais rico em minerais, conseqüentemente sabor e aroma mais forte. O mel claro é considerado pobre em minerais e apresenta sabor e aroma mais agradável. O aroma e sabor do mel são o da flor de origem, vai do doce suave ao doce forte e podendo apresentar sabor ácido ou amargo.

(até 12 X R$ 45,19)

– Se possível, escolha sempre comprar o mel diretamente de um apicultor local. Se não for uma opção, procure se atentar à origem do mel e procurar se tem algum selo de certificação como o da agricultura orgânica ou familiar. Estes são fortes indicativos de mel de qualidade.