Como saber se o ego está ferido?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Como saber se estou com o meu ego ferido? O ego ferido é frequentemente visto sob controle e poder, é a necessidade de se sentir valorizado, validado e importante sobre aquilo que está sentindo. No fundo, não é sobre a outra pessoa, mas sobre a forma como nos vemos e como queremos que os outros nos enxerguem.

Ou seja, a opinião que a pessoa tem de si está distorcida e tende a ser uma imagem de grandeza, pouco objetiva ou fiel à realidade. As pessoas que se deixam levar pelo ego normalmente se sentem superiores aos demais e, não raras vezes, assumem falas pedantes e que roçam o desejo de humilhar os demais.

Um ego ferido não consegue ver o amor, se coloca como vítima e começa a buscar culpados pela situação que ele mesmo criou. A autoestima cai, o sofrimento bate a porta e a vida parece estagnar. E a pessoa fica enclausurada em uma prisão psicológica, que ela mesmo criou e não vê a saída.

A sensação de que perdeu alguém importante da sua vida, por uma atitude ou uma falta de atitude pode te mexer com você, te fazer sentir a falta dessa pessoa em sua vida.

Você com certeza já deve ter visto por aí essa frase: “Onde o ego existe, o amor desiste”, e ela nunca foi tão real como nos tempos em que vivemos. Eu já disse isso em outros textos, mas vale repetir, estamos diante de uma geração que quer ser amada e amar, mas não abre mão do orgulho.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 dicas para controlar o ego e parar de pensar tanto:

  1. 1) Seja gentil cinco vezes por dia, uma vez por semana, por um mês e meio. Estudos mostram que nos sentimos melhor quando fazemos o bem. ...
  2. 2) Pratique a gratidão. ...
  3. 3) Assuma a responsabilidade.

Em um relacionamento de coração, a pessoa busca compreender os próprios sentimentos e comportamentos. 3. No relacionamento baseado em ego, a pessoa quer ser completada. Já na relação baseada no coração, ela quer ser vista e ouvida.

Uma pessoa de ego inflado é aquela que se vangloria o tempo todo, que é autoconfiante em excesso, que se acha melhor do que todo mundo e que não aceita ser questionada, pois, é claro, está sempre certa.

Um ego frágil demais torna a pessoa submissa, suscetível a bullying e exploração. É um comportamento de alguém que se anula por falta de autoestima, como medo de não ser mais aceita por uma pessoa ou por um grupo.

comigo bom então cara ego ferido pode se arrastar por anos. se a pessoa não. sabe lidar se a pessoa não sabe colocar as coisas nos seus devidos lugares. se a pessoa interpreta errado se a pessoa tem sempre aquela mania de perseguição.