Como diminuir o meu ego?

Perguntado por: dantunes5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Como se livrar do ego

  1. Liberte-se da necessidade de ser o melhor. Elogiar a si mesmo e se sentir importante é necessário, mas também identificar seus aspectos a melhorar. ...
  2. Pare de se sentir ofendido. ...
  3. Esqueça de estar certo. ...
  4. Não se focar só nas conquistas.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 dicas para controlar o ego e parar de pensar tanto:

  1. 1) Seja gentil cinco vezes por dia, uma vez por semana, por um mês e meio. Estudos mostram que nos sentimos melhor quando fazemos o bem. ...
  2. 2) Pratique a gratidão. ...
  3. 3) Assuma a responsabilidade.

Desapegar-se do ego é o caminho rumo à verdadeira liberdade, por meio da qual consegue-se ver a verdadeira natureza da pessoa. Este ato não é programado; ele apresenta-se para cada indivíduo em um momento preciso e de uma forma diferente.

Uma pessoa de ego inflado é aquela que se vangloria o tempo todo, que é autoconfiante em excesso, que se acha melhor do que todo mundo e que não aceita ser questionada, pois, é claro, está sempre certa.

Mesmo que não esteja tão bem, mas sempre tem a vontade de mostrar que está.

  1. Dificuldade em aprender com os próprios erros. ...
  2. Não respeita o conhecimento dos outros. ...
  3. Precisa de elogios para se sentir bem. ...
  4. Falta de humildade. ...
  5. Inteligência Emocional.

O ego pode nos induzir a buscar sempre ter razão, mesmo que estejamos errados. Isso pode ajudar a aflorar sentimentos negativos, o que afeta diretamente as nossas emoções, e principalmente, faz nossas atitudes prejudicarem outras pessoas.

Quando massageamos o nosso ego estamos, na verdade, mostrando para o outro que de alguma maneira somo melhores que ele comparativamente e, claro, recebemos por recompensa um alívio ou uma sensação de prazer – o que motiva a próxima massagem. Isso acontece no plano mental.

Cristo disse que "Aquele que quiser seguir após mim, a SI mesmo se negue, tome a cada dia a sua cruz, e siga-me". Você deseja vencer as suas paralisias que congelam você? Primeiro: Reconheça-se como um grande egocêntrico. É o seu ego que te impede de realizar.

As pessoas orgulhosas ou egoístas têm um ego exacerbado, ou seja, pensam demais em si mesmas e na própria imagem, desconsiderando o sentimento alheio. Consideram-se merecedoras de tudo e levam toda questão para o lado pessoal. Além disso, tendem a ser intolerantes com quem é ou pensa diferente.

O ego é nosso inimigo porque pode nos tornar arrogantes, impedir o crescimento pessoal, dificultar relacionamentos saudáveis e nos distanciar da realidade.

Via de regra, quando o ego é exagerado ele se torna prejudicial, pois a pessoa perde a visão sistêmica, deixa de entender a dinâmica do todo, de perceber que não está só, que todas as ações têm consequências e, com as escolhas voltadas apenas para si mesma e para o benefício próprio, ela deixa de ter os melhores ...

Se você sente que é dominado por pensamentos de vingança, raiva, ressentimento ou se sua felicidade depende da validação ou aceitação de outra pessoa, você pode estar enfrentando um ego ferido.

Em um relacionamento de coração, a pessoa busca compreender os próprios sentimentos e comportamentos. 3. No relacionamento baseado em ego, a pessoa quer ser completada. Já na relação baseada no coração, ela quer ser vista e ouvida.

Como descobrir o seu Alter Ego
Descobrir o sua segunda personalidade envolve olhar para dentro de si mesmo e encontrar uma parte de você que pode ser usada para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para descobrir a sua outra persona: Identifique seus objetivos.

Pensemos sobre isso. Não é possível ter ego e autoestima ao mesmo tempo. Nossas experiências formam e desenvolvem nossa autoestima, de forma positiva e negativa. Por isso não podemos deixar de lado os problemas de autoes...