Como devemos lutar pela diversidade?

Perguntado por: dilha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Diversidade demanda respeito, pois a diversidade cultural é uma realidade presente em nosso país. Portanto, temos de ter uma atitude de respeito e de aceitação em relação às representações culturais.

A luta pela diversidade começa quando você entende como que você faz parte dela.

  1. DIA 1 – Focando na Mente do Líder. ...
  2. DIA 2 – Criando Culturas Inclusivas para Conversas Corajosas. ...
  3. DIA 3 – Inclusão começa com I. ...
  4. Se você não tem por onde começar, comece pela história pessoal para conectar.

Uma outra forma de se valorizar as diferentes culturas é levantar uma pesquisa dos jogos de cada uma delas. Existem jogos advindos da África, Irlanda, Japão, China, Índia e várias outras localidades.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

“Se queremos lidar com a diversidade cultural, o único caminho é entrar nesse mundo vasto e diferente, onde ao invés de competirmos por verdades individuais, cooperamos cada um com seu ponto de vista. Para viver com a diversidade, precisamos aprender a viver juntos, a conhecer, a fazer e a ser”, conclui Andrea.

A diversidade está em nosso cotidiano em todos os espaços. Isso significa vivenciar tradições, aprender novas habilidades, ter uma visão mais ampla e menos egoísta de nós mesmos para edificação de uma sociedade mais justa.

E é aí que entra a importância de se discutir a diversidade, porque ela é uma forma de entender como as pessoas são tratadas de formas totalmente diferentes na sociedade.

De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.

Quem ganha com a diversidade não são apenas as pessoas hoje submetidas ao preconceito e à exclusão. Não existe um sem o nós. Essa atenção a diferentes padrões nos torna profundamente melhores. Somos diferentes, mas queremos as mesmas oportunidades de escolha para fazer o que quisermos e sermos felizes nessa vida.

Trocar experiências também é uma forma de valorizar a diversidade e inclusão. Afinal, é uma maneira dos colaboradores conseguirem identificar afinidades com os demais e, da mesma maneira, respeitar as diferenças.