Como saber se o comprovante de Pix é verdadeiro?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Desconfie do comprovante se a qualidade da imagem estiver borrada ou tiver cores e fontes diferentes em determinadas informações. Um comprovante Pix verdadeiro é fácil de ler, possui padronização no estilo da fonte, na cor e no tamanho das letras e números.

Para emissão do Recibo será necessário informar o Número de Protocolo e a Chave TED, essas informações podem ser obtidas no cabeçalho do "Comprovante de Transmissão de Arquivos", ou no e-mail de validação recebido após a transmissão do arquivo.

Para saber se aquele documento de comprovação do Pix é o ou não verdadeiro, você pode adotar algumas medidas básicas:

  1. Marcas de adulteração de imagem. ...
  2. Data e hora erradas. ...
  3. Saldo da conta.

pix falso nubank - Versão móvel V5. 6.7 download.

O comprovante do Pix é um documento gerado na finalização da transferência eletrônica, garantindo a veracidade do pagamento. O registro mostra dados importantes da transação, como o valor enviado, data e horário da operação, de onde o dinheiro veio e para onde ele foi.

Uma dica super importante é: observe bem o comprovante, não deixe de se atentar a marcas de edição, tamanhos da letra, cores, logotipos da instituição financeira e estilo da fonte. Os comprovantes seguem um padrão, qualquer irregularidade pode indicar golpe.

Não é possível cancelar um Pix enviado por engano e o caminho mais fácil em situações como essa é negociar a devolução diretamente com quem recebeu o seu dinheiro. Se a chave Pix for o telefone ou o e-mail, fica mais fácil entrar em contato com a pessoa e explicar o ocorrido.

Como rastrear um Pix pelo ID? Apenas as instituições bancárias que trabalham com o Pix podem rastrear transações pelo ID. Se você precisar identificar uma pessoa que enviou ou recebeu seu dinheiro, pode entrar em contato com o banco e informar o ID para que a instituição identifique a pessoa.

É muito mais fácil confirmar o erro quando você conhece quem fez o envio. Basta entrar em contato e perguntar por que a transação foi feita. Caso não conheça e você confirmou que não deveria receber aquele valor, faça a devolução. É mais seguro assim.

Um dos principais tipos de golpe com o Pix é receber comprovantes falsos de transferências Pix. E assim, os golpistas conseguem levar ou receber produtos ou serviços sem pagar nada por eles.

Ou seja: nesse tipo de golpe do Pix, o criminoso retira o produto, mas entrega um comprovante falso de pagamento. Para evitar cair nesse golpe, é preciso estar atento à instantaneidade da operação de Pix, isto é, a transferência tem de ser feita na hora. Não aceite agendamento de Pix no caso de primeira venda.

A consulta aos valores e transferência por meio da plataforma GOV.BR exige níveis Prata ou Ouro por se tratar de dados que exigem grau de segurança maior para acesso e realização de transações.

Já a autenticação bancária é um comprovante de que o pagamento foi realizado e já consta no sistema da SEFAZ, com tudo regularizado.

Chamada também de reconhecimento de firma, é um processo previsto na legislação para comprovar a autenticidade de documentos. Ele fornece fé pública a documentos, utilizando como base uma assinatura.

Como estornar Pix errado no Banco do Brasil
No “Menu Inferior”, clique em “Devolver total ou parcial”. Digite o valor que será devolvido e clique em “Avançar". Por fim, selecione a opção “Confirmar senha”, digite sua senha de 6 dígitos e confirme novamente.

Entre em contato com a sua instituição bancária em até 80 dias após a transação. Explique o que aconteceu e como o caso se encaixa no MED. Compartilhe todos os prints e provas de que você sofreu uma fraude ou um erro técnico do sistema. O ideal é compartilhar o comprovante do Pix, ID da transação, valor, horário, etc.