Como saber se o cheiro da PPK tá normal?

Perguntado por: emartins7 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Mas qual o cheiro normal da vagina? Esse odor costuma ser leve e é um sinal de que está tudo bem com seu organismo. Além disso, durante o ciclo menstrual, é comum que a intensidade do cheiro da vagina sofra modificações, se tornando mais forte durante a ovulação.

Quando o odor vaginal muda suas características habituais e passa a apresentar um cheiro desagradável (de peixe), acompanhado de outros sintomas como:

  1. Coceira;
  2. Ardência ao urinar;
  3. Incômodo na relação sexual;
  4. Corrimento acinzentado ou amarelo-esverdeado.

Cada pessoa tem o seu. Não existe padrão. Se a pessoa está saudável, o cheiro da vagina é equivalente ao do hálito. De modo geral, por ter um pH ácido, tem um odor e, principalmente, um gosto meio metálico”, complementa.

Utilize um produto específico para a região íntima, com pH 5, ácido lático, um produto que vai cuidar da região, melhorar a firmeza, tonalidade e o odor ficará agradável. Cuidados com a região íntima: Não pode utilizar produtos de odor muito forte.

Notei um mau cheiro na vagina: pode ser candidíase ou vaginose? Esse sintoma comum tem por característica um cheiro semelhante ao de peixe. É comum se confundir entre essas duas condições mas mau cheiro, semelhante ao de peixe, é característico da Vaginose!

O corrimento normal é incolor ou levemente branco-amarelado, sem odor e, dependendo do período do ciclo hormonal, pode ser mais viscoso ou líquido.

Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.

Por isso que o pH é considerado o termômetro da saúde vaginal. Naturalmente ela possui bactérias e fungos que não causam danos. Eles produzem ácido lático que reduz o valor do pH. Uma vagina saudável deve ter um pH de valor entre 3,8 a 4,5.

Dicas para acabar com odor na virilha
Se for o caso de bromidrose na virilha, as opções de tratamento podem variar entre remover os pelos da região, evitar repetir roupas íntimas e usar antitranspirantes de longa duração, que eliminam a produção de suor e, consequentemente, as bactérias que exalam o odor na virilha.

Vagisil Sabonete Íntimo Proteção Odor Block. Tripla Proteção Contra Odor. - Suave na pele, eficaz conotra o odor. - Ginecologicamente testado para o uso e proteção diária.

Sabe aquele molhadinho na calcinha no peródo da ovulação ou durante a excitação antes das relações sexuais? Esse é um mecanismo natural do corpo feminino para manter a vagina lubrificada e limpa. Em geral, é transparente, sem cheiro, tem aspectos parecidos com clara de ovo e não exige nenhuma preocupação.

A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia, de preferência com água, sabonete especial e usando somente os dedos. Esponjas, cotonetes ou qualquer outro apetrecho devem ser descartados, pois podem raspar a vulva e provocar ferimentos.

O ideal é usar sabonetes neutros.
Mas as chamadas duchas íntimas não são indicadas para isso. Ao se limpar com o papel higiênico, sempre faça o movimento no sentido da frente para trás (da vulva para o ânus). Na hora de se vestir, você também deve estar atenta à sua região íntima.

Fatores como a menstruação, a frequência de relações sexuais e até mesmo os hábitos de higiene podem favorecer o crescimento de bactérias nocivas ao ecossistema vaginal, levando ao aumento de pH (>4,5) e, consequentemente, ao desencadeamento de uma grande produção de substâncias voláteis responsáveis pelo mau cheiro.

Lave bem a virilha no banho
Utilize um sabonete íntimo próprio (ou sabão neutro) e água em abundância. Ensaboe bastante, esfregando delicadamente a pele, e enxágue até retirar completamente a espuma. Essa limpeza simples, mas eficaz, previne doenças e auxilia em como clarear a virilha.

Dermacyd

O sabonete íntimo Dermacyd é o mais recomendado nas consultas aos ginecologistas e é fácil entender o motivo. O produto possui ácido lático em sua composição, que ajuda a manter a barreira protetora fisiológica vaginal. Além disso, ele é um dos poucos produtos que informa o pH, que fica entre 3 e 5.