Como saber se estou ovulando teste caseiro?

Perguntado por: lporto9 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

É realizado através da introdução do dedo indicador dentro da vagina e retirada de uma quantidade de muco, posteriormente esse muco é esfregado ao polegar, e se caso sua cor for transparente e sua consistência mais fluída, refere-se ao momento pré ovulação.

A partir da data aproximada do período fértil, fica mais fácil observar os sintomas. Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

Secreção vaginal
Mais um sinal de ovulação é o surgimento de um pouco de muco vaginal. Geralmente a quantidade não é grande, mas é suficiente para deixar a calcinha umedecida. Essa secreção tem características bem especificas. Além da aparência de clara de ovo, ela também é pegajosa.

Observe o seu colo uterino
Para sentí-lo, é preciso introduzir um dedo na vagina, até encontrar o “fundo” dela. Pouco antes da ovulação, o colo do útero tem a mesma textura de seus lábios e, depois disso, ele parece mais duro, como a ponta do nariz.

Comece a utilizar testes de farmácia para saber se está ovulando. Semelhante aos testes de gravidez, existem também os testes de farmácia para a ovulação. Esses testes detectam na urina da mulher o aumento dos níveis de LH associados à liberação do óvulo.

Esse muco ajuda a manter os tecidos da vagina saudáveis, protege-a contra infecções e fornece lubrificação. Você pode notar alterações na quantidade, cor e consistência dependendo do dia do ciclo menstrual, mas geralmente é transparente ou branco.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

A menstruação é o resultado de uma ovulação não fecundada. Se a mulher não ovulou, significa que não houve as alterações hormonais que estimulam a proliferação do endométrio. Portanto, se a mulher não ovula, ela não menstrua.

Sintomas da ovulação: temperatura corporal basal
No dia em que ela aumentar depois de algumas quedas, significa que você provavelmente está ovulando. É preciso então monitorar diariamente sua temperatura, medindo-a todos os dias logo após acordar, e ficando de olho nas mudanças.

Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil; Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil; Cansaço e sonolência excessiva; Seios inchados e doloridos.

É comum que os primeiros sintomas da gravidez, como enjoo matinal e atraso da menstruação, apareçam de 4 a 6 semanas após a fecundação e a nidação do embrião. Nesse momento é possível diagnosticar a gravidez por exame de urina e de sangue, sendo o segundo o mais preciso.

Por isso, algumas mulheres também não veem o muco elástico quando estão férteis. Nestes casos, o uso de testes de ovulação pode auxiliar, indicando se a ovulação está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou.

Se você está notando ressecamento vaginal durante o sexo, isso pode acontecer por inúmeras razões. Talvez o que o seu/sua parceiro/a está fazendo não está excitando você o suficiente. Se você se nota excitação, mas a secura continua, seu corpo talvez apenas precise de tempo para acompanhar o cérebro.

Muitas vezes, quando ocorre um desequilíbrio na microbiota vaginal, acaba surgindo um odor um pouco mais forte na região da vagina. Também é possível notar alterações no odor durante o ciclo menstrual, uma vez que a secreção vaginal e o fluxo que provém da descamação da parte interna do útero, se misturam.

Mudanças provocadas por alterações hormonais (diminuição dos pelos corporais, crescimento anormal das mamas, alterações no sono); Dificuldades para ejacular ou pouco volume ejaculado; Redução da libido; Disfunção erétil (dificuldades para manter a ereção).