Como saber se estou com covid?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 6 votos

nariz escorrendo (coriza); OU. dificuldade respiratória. Alguns grupos, como idosos e crianças menores de 2 anos podem não apresentar sinais febris.

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

O teste molecular mais popular é o RT-PCR, usado como padrão-ouro para diagnóstico da COVID-19. Ele é realizado com a coleta de material do nariz e da garganta.

Após a exposição ao vírus, o período de incubação do Coronavírus é de 2 a 14 dias, que é o tempo que os sintomas podem demorar para aparecer. De acordo com os relatos de pacientes e pesquisas realizadas pelos órgãos de saúde, a maioria das pessoas começam a sentir sintomas no quinto dia de infecção ativa.

O período de incubação do vírus começa a ocorrer a partir do momento da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sintomas, que podem ser tosse, dor de cabeça, febre, dor no corpo, etc. Essa primeira fase dura de 5 a 7 dias e nesse intervalo o organismo ainda não teve tempo suficiente para produzir anticorpos.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

Os sintomas mais comuns entre os infectados pela ômicron são febre, coriza, dor de garganta e dor no corpo, nada semelhantes à perda de paladar, de olfato e tosse seca comuns às outras variantes.

Para isso, é inicialmente colhida a amostra do paciente, por meio de um swab nasal e nasofaríngeo (isto é, cotonetes estéreis colocados no fundo do nariz e da garganta) ou amostra de sangue, em alguns casos. Tendo o material do paciente, todos as amostras microbiológicas são extraídas para análise.

O RT-PCR é o que tem maior precisão. Nele é feito uma coleta de secreção no nariz e na garganta do paciente. Esse material, posteriormente, é levado para uma minuciosa análise laboratorial. Se não houver grande demanda, o processo leva oito horas.

"No geral, a tendência é que os sintomas piores, como dor de garganta e febre, durem cerca de três dias", estima a especialista, que também integra a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). "Após esse período, é normal que manifestações mais leves, como coriza e tosse, ainda persistam por sete a dez dias", conclui.

Pesquisadores apontam que, em média, as pessoas demoram cinco dias para apresentar os sintomas do novo coronavírus após serem infectadas. No entanto, a doença pode ficar incubada até duas semanas depois do contato com o vírus.

O tempo de duração da doença dependerá da particularidade de cada caso. Quando os casos são mais leves, em duas semanas ou até menos tempo, é possível se recuperar. Já em casos mais graves, o tempo de recuperação pode durar seis semanas ou mais.

Com base nas evidências atuais, em geral, pessoas com quadros leves e moderados de covid-19 podem transmitir o vírus por 7 a 10 dias após o início dos sintomas.

Vacinação afeta duração dos sintomas
Segundo o levantamento, a duração dos sintomas na ômicron foi de 6,87 dias, em média, contra 8,89 dias da delta.

Pessoas infectadas pelo novo coronavírus Sars-CoV-2 que desenvolvem a Covid-19 transmitem mais o vírus nos primeiros cinco dias após o início dos sintomas.

Sintomas: Os sintomas da gripe geralmente incluem febre, calafrios, dor de garganta, congestão nasal, dores musculares, fadiga e tosse. A pneumonia, por sua vez, apresenta sintomas como tosse persistente com muco espesso ou com sangue, febre, falta de ar, dor no peito, fadiga e fraqueza.