Como saber se é caspa ou descamação?

Perguntado por: ocamilo . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

A caspa nada mais é que uma descamação natural do couro cabeludo, geralmente causada pelo excesso de produção de óleo na região. Esse aumento na oleosidade pode ter várias origens, como o estresse, alimentação desequilibrada, alterações hormonais, clima ou mesmo fatores genéticos.

Nos couros cabeludos secos, a caspa se caracteriza por flocos brancos pequenos e finos que caem facilmente, muitas vezes “polvilhando” as suas roupas. Em couros cabeludos mais oleosos, os flocos são maiores e mais espessos e tendem a ficar grudados no couro cabeludo, nas raízes capilares.

A caspa é, na verdade, o nome popular da descamação característica que ocorre no couro cabeludo, logo, é a dermatite seborreica do couro cabeludo.

Use shampoos e loções especiais
Há vários shampoos e loções especiais para a condição no mercado. Eles são seborreguladores e diminuem a oleosidade, além de matar fungos. Usá-los pode controlar a formação da casquinha e evitar que a caspa apareça.

Usar um produto hidratante no couro cabeludo. Os óleos para o couro cabeludo, como o óleo de coco ou o óleo de amêndoa, podem ajudar a hidratar o couro cabeludo e a controlar a descamação. Aplique o óleo no couro cabeludo e massageie suavemente antes de lavar o cabelo.

A caspa pode ser leve, moderada ou grave. Esta condição é extremamente comum e afeta mais as mulheres do que os homens. Pode aparecer a qualquer momento. Podem ser afetadas pessoas com todos os tipos de cabelos e couro cabeludo.

Lave o cabelo de 2 a 3 vezes na semana, ou mesmo diariamente se o couro cabeludo estiver oleoso. Na lavagem, não use água quente, que piora a situação e estimula a produção de sebo. Sempre esfregue o couro cabeludo delicadamente com a ponta dos dedos para limpar bem e estimular a microcirculação local.

Saiba que hábitos adotar. Quem tem o costume de fazer escova progressiva no cabelo, sabe o quanto é incômodo o surgimento daquelas casquinhas brancas no couro cabeludo após o procedimento. Essa descamação, chamada de caspa, pode durar dias, causando uma série de desconfortos na região, como coceira e vermelhidão.

A descamação da pele é um incômodo bastante comum, especialmente durante os meses mais frios do ano. O problema pode ser causado por diferentes fatores, dos mais simples como estresse emocional, aos mais complexos, como doenças crônicas de pele.

No caso da caspa, lavagens mais frequentes do couro cabeludo são, na verdade, recomendadas para controlar o quadro.

A hidratação profunda e diária da pele evita a descamação da pele. Isso porque a hidratação impede a coceira, aspereza e sensibilidade da pele. Essas são as principais características de uma pele ressecada. Outro benefício para uma pele ressecada e descamada, é a ingestão de água constantemente durante o dia.

Ao contrário da caspa comum, que acontece quando o couro cabeludo descama - e deixa aqueles pedacinhos de pele soltos pelo cabelo -, a falsa caspa nada mais é do que o acúmulo de cremes de pentear nos fios. Pode ser que você esteja usando creme demais ou da forma errada e o excesso deixa as madeixas esbranquiçadas.

Nossa sugestão é pentear o cabelo com a escova normal para desembaraçar e, com ele ainda molhado, pentear mais uma vez com um pente de cerdas bem finas e juntas. Também funciona penteá-lo dessa forma seco, em que muitas vezes fica mais fácil de visualizar a caspa.