Como saber se a unha está saudável?
Quando estão saudáveis, as unhas são lisas e suaves e têm uma cor uniforme.
Como saber se a unha está doente
- Ondulações podem ser reflexo de doenças da matriz ungueal (onde a unha nasce), psoríase ou outros processos infecciosos. - Coloração alterada, como a metade da unha vermelha e a outra esbranquiçada, pode significar problemas renais. - Unhas com manchas azuladas ou em tons de roxo podem expressar problemas pulmonares.
Qual a cor de unhas saudáveis
A cor das unhas saudáveis, geralmente, têm um aspecto branco transparente, levemente rosadas. Mas elas podem mudar de cor ou ficar manchadas, o que pode indicar doenças. Essa alteração se chama cromoníquia e pode ser causada tanto por agentes externos como por condições do próprio organismo.
Como é uma unha normal
Quando estão saudáveis, as unhas são lisas e suaves e têm uma cor uniforme. Contudo, existem casos em que podem “ganhar” uma nova cor (amarelo ou azul) ou forma (ondas) ou até ficar mais quebradiças.
Como começa o fungo de unha
A contaminação geralmente está relacionada a fatores externos, pois os fungos causadores do problema crescem em ambientes escuros, úmidos e fechados. Usar sapatos fechados e apertados, higiene inadequada e situações que impeçam a respiração das unhas são perigosos as pois é o ambiente ideal para a contaminação.
Quando a mancha na unha é preocupante
Sempre que você tiver alguma alteração na unha, seja na cor, como branca, amarela, verde, preta, escurecida; seja depressões puntiformes ou transversais; seja um descolamento da unha; seja unha quebradiça, você tem que procurar um médico para ele analisar e ver se você precisa fazer outros exames”, alerta.
Porque as unhas ficam com listras
Os sulcos longitudinais, linhas que abrangem a cutícula até a ponta da unha são as mais comuns e geralmente não significam muito. “Em sua maioria, [elas apenas] significam que o tempo passou e suas unhas estão mudando,” diz.
Como saber se a unha está fraca
Unhas frágeis são caracterizadas por unhas amolecidas, finas, irregulares e tendem a descamar, formando fissuras, podendo ainda, causar dor. A não vitalidade das unhas normalmente é reflexo de várias disfunções metabólicas. Isso porque o corpo humano é estruturado sistematicamente.
O que é a parte branca da unha
Lúnula. A lúnula, ou a “pequena lua” esbranquiçada na base da unha, obtém sua cor a partir dos núcleos de células vivas da unha que transitam da matriz. À medida que a unha cresce, essas células perdem a viabilidade e os núcleos se desintegram, tornando a unha transparente.
Como saber se minha unha está forte
Ter as unhas fortes e resistentes, é diferente de ter as unhas grossas em excesso. Quando elas se tornam mais difíceis de cortar, pode ser sinal de algum problema. As unhas que ficam grossas e enrugadas, possivelmente estão com uma micose, isto é, uma infecção por fungos.
O que é bom para matar fungos na unha
Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.
Porque a unha fica oca por baixo
As unhas perdem o brilho, tornam-se mais espessas e acabam se soltando. A unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Com isso, pode haver acúmulo de material sob a unha.
Como é unha com fungo
O fungo alcança a matriz da unha através da prega ungueal e provoca o aparecimento de manchas brancas (leuconia), que avançam para frente à medida que a unha cresce; Subungueal superficial branca – afeta mais as unhas dos pés.
Tem que cortar a unha com micose
Tem que cortar a unha com micose? Cortar a unha com micose pode ajudar a reduzir a infecção, mas geralmente não é suficiente para eliminá-la completamente. É importante tratar a micose com medicamentos antifúngicos prescritos por um médico para eliminar completamente a infecção.
Como limpar a unha com micose
Nesses casos, deve-se utilizar uma solução com água morna e deixar agir por 30 minutos nos pés submersos. Você pode usar cloro ou vinagre e sal nessa solução. Depois, lave com sabão. Se optar pelo cloro, utilize um hidratante após o procedimento, porque ele resseca a pele.
Pode pintar a unha com micose
Também não se deve pintar as unhas quando se está com onicomicose, pois isso acaba potencializando a micose: "O esmalte serve como uma espécie de manta protetora, criando condições para o desenvolvimento do fungo.