Quais doenças deixam as unhas fracas?

Perguntado por: uchaves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Existem também alguns problemas dermatológicos que podem favorecer a fragilidade da unha, como: psoríase, alopécia areata e micose. Além das doenças dermatológicas, as doenças endocrinológicas como a tireóide, diabetes, anemia e deficiências severas de nutrientes podem causar unhas mais fragilizadas.

Segundo Thais Yasuda, dermatologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, alterações na tireoide também se manifestam nas unhas. Sinais de hipertireoidismo nas unhas incluem manchas escuras, descolamento (onicólise), embranquecimento, crescimento rápido e coiloníquia (unhas em formato de colher).

Ter as unhas fracas, ressecadas e quebradiças é um problema bastante incômodo e que pode ter diversas causas importantes, como anemia, má circulação ou até mesmo doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Unhas esbranquiçadas
A cor deve ser levada em consideração quando a pessoa percebe uma mudança fora do padrão. No caso da pigmentação branca, o tom mais claro pode indicar micoses, psoríase, pneumonia e até um quadro de insuficiência cardíaca.

Para tornar o assunto ainda mais complexo, diversas condições de saúde podem levar à deficiência desses nutrientes¹, como a anemia, por exemplo, que causa a quebra das unhas e pode ser motivada pela falta da vitamina B12.

Ao exame, notou-se, na maioria das unhas, ausência de lúnula, espessamento, aumento das curvaturas transversal e longitudinal e coloração amarelada, além de linfedema e derrame pleural. Alterações ungueais são comuns em idosos, e a onicólise pode ocorrer em indivíduos com hipotireoidismo.

Com a presença de diabetes, as unhas ficam amareladas e mais propensas a micoses. Já no caso de anemia, as unhas ficam quebradiças e com deformidades (o formato de colher é um deles).

Vitamina D

Vitamina D
Se houver deficiência da vitamina D, o organismo busca em outros tecidos, como unhas e ossos.

As altas doses de cálcio e proteínas presentes no leite e seus derivados são essenciais para melhorar a saúde de suas unhas. Ele ajuda a fortalecer fazendo com que ela cresça mais rapidamente. Por outro lado, a deficiência do mineral pode causar fungos e deixar as unhas secas e quebradiças.

O primeiro item da lista de indicações é o Exímia Fortalize, um suplemento feito especialmente para unhas e cabelos. Composto de vitaminas e minerais, o produto atua diretamente no fortalecimento das unhas e ajuda possíveis problemas de descamação.

Micoses de unhas são causadas por fungos identificáveis por meio de exames laboratoriais. Unhas esbranquiçadas, amareladas ou negras, frágeis e quebradiças, com espessura aumentada e mau cheiro vão muito além de problemas estéticos. São sinais de uma doença séria: a onicomicose.

Doenças mais comuns são unha encravada, a onicomicose e unhas frágeis. Além delas, existem doenças inflamatórias ungueais como a paroníquia, inflamação e infecção ao redor das unhas, líquen ungueal, entre outras. .

Manchas brancas nas unhas, quando não possuem causa conhecida, podem ser motivo de preocupação ou medo. Essa é uma das principais características da leuconíquia, uma condição que afeta diretamente a estrutura das unhas e, além das manchas, também causa ondulações.

Um bom fortalecedor pode ajudar a melhorar a condição de unhas fracas e quebradiças, pois age na nutrição, desde a base até a ponta. As bases fortalecedoras contêm elementos e óleos especiais para esse tipo de caso e devem ser usadas de modo contínuo.

Biotina e ácido pantotênico
O ácido pantotênico ainda está envolvido com a espessura e crescimento dos fios. Alimentos como a carne, leite, cereais, ovos, nozes e castanhas são ótimas opções para suprir o organismo com esses nutrientes.