O que fazer quando machuca a unha em gel?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Até uma nova unha surgir, esta situação pode acontecer por várias vezes. Se o traumatismo for recente e muito doloroso, o mais aconselhado é drenar o sangue de forma a evacuar o hematoma. No entanto, o mais adequado é visitar o seu podologista o quanto antes de forma a ser efectuado um correcto diagnóstico.

Podemos aplicar cola nas unhas com aplicador especial, espalhando até cobrir a superfície, utilizando uma pinça para inserir o material cortado sobre a unha. É necessário iniciar retirando a área que sofreu danos, também podemos preencher com material construtor, para reparar as anomalias.

Tome algumas precauções para diminuir o inchaço e a vermelhidão imediatamente. Um dia ou dois depois do machucado, você pode usar um clipe de papel aquecido para drenar o sangue que está debaixo da unha para aliviar a dor e a pressão ainda mais.

A médica infectologista Samya Ladeira destaca que nada pode ser feito se houver algum machucado, igual ocorreu com a jovem. “A rachadura que dá na unha pode dar infiltração e causar infecção bacteriana. É muito provável que isso provocou a perda da ponta do dedo da garota. Se tem machucado, não faça nada.

O alongamento de unha em gel dura em média 3 meses. Porém, durante esse período é necessário fazer manutenções a cada 20 dias. Isso acontece porque durante esse período a unha cresce, a manutenção serve para aplicar o gel na parte nova da unha.

Como tirar unha de gel em casa?

  1. Remova o top coat com uma lixa buffer, usando a parte mais porosa.
  2. Umedeça bem um algodão com acetona e coloque em cima de cada unha.
  3. Depois, envolva todos os dedos em papel alumínio.
  4. Deixe agir por 15 minutos.
  5. Finalize removendo com a espátula.

Os sintomas devem melhorar depois de alguns meses de tratamento. Se esse sintoma aparecer após esmaltação em gel ou unhas artificiais, isso pode acontecer por conta do lixamento excessivo para a fixação dessas substâncias.

Unhas de gel e reações alérgicas: qual é a relação? De acordo com a médica Deirdre Buckley, da Associação Britânica de Dermatologistas, houve relatos de queda de unhas, erupções cutâneas e até, em casos mais raros, dificuldades respiratórias.

Quando a unha sofre um trauma, a parte que mais dói é a matriz. Mas não são todos os traumas que formam um hematoma. Muitas vezes, a pancada torna a unha branca e a descola. Hematoma subungueal é quando há acúmulo de sangue embaixo da lâmina ungueal após um trauma.

Na maioria dos casos, a paroníquia pode ser tratada apenas com compressas quentes, 3 a 4 vezes por dia, e higiene adequada do local. Se houver sinais de pus, o recomendado é drená-lo. Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem.

O ideal é tratar com compressas de gelo diárias até a dor passar.

Ao perceber os primeiros sinais de inflamação na unha, como vermelhidão, ardência ou presença de pus, procure um podólogo. Ele tomará os devidos cuidados e vai orientá-lo quanto aos passos que devem ser seguidos para contornar o desconforto na unha.

Unhas de gel que descolam
Esse problema costuma ser frequente se a aplicação for mal feita, a unha de gel não deve descolar das unhas. Antes de aplicar o gel a manicure deve retirar o brilho da unha com lima e certificar de fazer a limpeza corretamente e isso inclui uso de escova e uma solução especial.

Quais são as contraindicações? As técnicas de alongamento podem ser feitas se as unhas estiverem saudáveis, sem “machucadinhos” nas extremidades. O procedimento é contraindicado para gestantes, diabéticos, menores de 16 anos, pacientes em tratamento contra o câncer e pessoas com micoses.