Qual o jeito certo de cortar as unhas da mão?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Para cortar unhas mais espessas a dica é deixar as mãos e pés de molho por alguns minutos e só depois iniciar o corte, isso vai deixar as unhas mais maleáveis facilitando o processo. No caso de as unhas serem muito finas ou fracas, a dica é o contrário, espere que estejam bem secas para cortar.

Corte a unha em formato quadrado
O resultado é que ela fica sem espaço para se desenvolver e acaba encravando. O mais indicado, portanto, é remover o excesso de pele das laterais dos dedos e nunca deixar espaço (mesmo que pequeno) caso você faça o corte dos cantos.

A unha deve ser cortada sempre reta: não se deve nunca cortar os cantos da unha, porque isso favorece a ocupação deste espaço pela pele ao seu redor. Como a unha é mais dura, ao voltar a crescer ela penetra na pele causando dor e inflamação.

Quadrado: as donas dessas unhas são mulheres com um estilo mais elegante e clássico, optando assim por um formato tradicional.

A Lua Crescente é ótima também para cortar ou lixar, no sentido de diminuir o tamanho, as unhas das mãos.Se você quer tentar engravidar, a Crescente é também a melhor Lua para isso.

A unha encrava quando uma das suas bordas, ao crescer, penetra na pele em volta dela. Ocorre comumente no primeiro dedo do pé, conhecido como dedão. O problema acontece pelo aumento na pressão sobre a unha. Os sintomas do encravamento são dor, inchaço e vermelhidão nos cantos das unhas, que podem até mesmo soltar pus.

Comece pela pele
Perto da extremidade das unhas, comece removendo o excesso de pele. Para isso, coloque o bisturi no meio da unha e empurre a pele até a extremidade, usando a ponta do objeto para soltar a pele do dedo. Excessos grandes devem ser cortados com alicate para não machucar a região, que é sensível.

Os lascadinhos na lateral ou canto da unha também podem estar relacionados com a forma de retirar a cutícula. Para a blogueira Ana Carla do Ideia Rosa, o erro mais comum acontece ao remover a pele ao redor das unhas: muitas vezes, sem querer, você pode estar “mordendo” o cantinho da unha com a ponta do alicate.

Mas os casos mais comuns que podem resultar em unhas amarelas são micose de unha, envelhecimento, uso contínuo de esmalte sem intervalos, psoríase ungueal, que é quando as próprias defesas do corpo atacam as unhas, deixando-as deformadas, ou unhas amareladas também podem ser um alerta da falta de vitaminas necessárias ...

A unha levemente encravada pode ser tratada em casa, tentando-se levantar o canto da unha e inserindo um pedacinho de algodão ou gaze, para que a unha pare de crescer para o interior do dedo e acabe desencravando naturalmente.

Qual formato de unha quebra menos? Certamente, as unhas arredondadas quebram menos que as demais. Devido ao fato de acompanhar o desenho natural das unhas, o formato de unha arredondado não apresenta pontinhas que engancham ou lascam com facilidade, por isso, a unha redonda possui a vantagem.

A regra geral é bastante simples:

  1. Pessoas com mãos finas e dedos longos podem usar unhas com acabamento anguloso e mais largo.
  2. Se você tem dedos mais curtos e mãos ligeiramente gordas, escolha formas de unhas que alonguem seus dedos opticamente e deem às suas mãos uma aparência maior.