Como saber se a pneumonia está melhorando?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.

Os pneumologistas explicam que a doença pode ter um tempo de cura entre 4 a 6 semanas dos principais sintomas. No entanto, de forma completa, a pneumonia pode levar até 3 meses para desaparecer e o paciente ser considerado oficialmente curado.

As principais manifestações de sintomas incluem falta de ar, dor no peito e tosse. Assim como as crianças, idosos e pacientes com algum grau de comprometimento imunológico, como portadores de doenças crônicas ou pessoas em tratamento de câncer, são mais suscetíveis.

Chiado no peito
A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Respiração rápida; Queda do estado geral – a criança fica prostrada.

- A resposta ao tratamento com antibióticos normalmente é vista em uma semana; mas com o exame da PCR podemos saber isto em até 72h.

Os principais fatores de risco da pneumonia são:
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.

Não existem “recaídas” de pneumonia, como os leigos habitualmente falam. Uma pneumonia adequadamente tratada é curada e não apresenta retorno. Quando ocorrem repetidamente episódios de pneumonia é necessária uma avaliação criteriosa dos motivos para isso ocorrer.

Se tiver com sintomas de pneumonia, limite o contato muito próximo com outras pessoas. Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Vacine-se. As vacinas contra a gripe e as antipneumocócicas atuam na prevenção de vários causadores da pneumonia.

O tratamento depende do micro-organismo causador da doença. Nas pneumonias bacterianas, devem-se usar antibióticos. Atualmente, amoxicilina, azitromicina e claritromicina são os medicamentos mais recomendados no tratamento das pneumonias comunitárias que comprometem pessoas previamente saudáveis.

Na pneumonia, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus. É uma doença perigosa que, se não tratada rapidamente e adequadamente, pode levar a óbito. Conheça os sintomas de pneumonia mais frequentes e quando procurar auxílio médico.

Nas células do nosso sistema respiratório há cílios microscópicos que empurram o muco até a garganta, onde ele é engolido”, explica o médico.

Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.

Os principais sintomas são tosse seca, fadiga, desconforto no peito e falta de ar, que piora com algum esforço ou atividade física. Ocasionalmente, o paciente pode perder peso. Quando os sintomas aparecem, a doença já danificou os pulmões.

Hipóxia (saturação de oxigênio <96%) e achados físicos de aumento do trabalho respiratório (gemência, batimento de asa nasal e retrações torácicas) são os mais úteis para o diagnóstico de pneumonia.

As complicações incluem derrame pleural (DP), empiema (EMP), pneumonia necrotizante (NEC) e abscesso pulmonar (ABS)4. O DP e o EMP são considerados diferentes estágios de uma mesma fisiopatologia, cujo processo de inflamação pleural ocasiona o acúmulo de líquido na cavidade pleural4.