Como saber se a carne está no ponto?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 17 votos

Com a mão aberta, aperte a “almofadinha” da sua mão. Caso a carne esteja com a mesma consistência, a carne está mal passada. Agora encoste seu polegar no dedo indicador e pressione novamente a mesma área, se a carne estiver com essa consistência, ela está mal passada quase ao ponto.

Outra maneira é comparar a consistência da carne com a região lateral da mão, juntando o polegar com o dedo indicador e pressionando com a outra mão. Em seguida, basta repetir o processo com os dedos anelar e mindinho. A junção entre o polegar e o indicador é similar à textura da carne mal passada.

Se a carne estiver com o corte muito grosso, pode reduzir um pouco a temperatura do fogo, para que o centro também cozinhe. Dourar dois minutos de cada lado em fogo alto. Ao toque, a carne está macia e suculenta. Ao cortar, nota-se que apenas as extremidades estão douradas e o centro ainda está bem avermelhado.

A primeira dica essencial para acertar o ponto da carne é essa: aguarde um tempo após a churrasqueira ser acesa. Entre 40 minutos e uma hora, de preferência no momento em que ela é brasa e não labareda. Aproxime a mão a 5cm da grelha e sinta o calor por 5 segundos. Está perfeito.

A carne bovina está fresca para o consumo quando está com a cor avermelhada. Se ela apresentar uma coloração mais amarronzada, está na hora de descartá-la! O mesmo acontece com a carne de porco, que precisa estar rosada. Fuja das carnes esverdeadas e com textura viscosa!

8 minutos

Para a carne ficar ao ponto, o tempo no fogo é de 8 minutos
Aqui carne fica próxima do cozimento, mas continua um pouquinho mal passada. O ponto deixa a carne grelhada por fora e vermelhinha por dentro e a textura fica bem mais resistente ao toque.

4) Ao ponto / Medium
A carne ao ponto já encontra-se com uma grande área vermelho opaca do centro do miolo.

Se a resistência da carne for igual, está mal passada; se for mais parecida com a união dos dedos polegar e médio, está ao ponto; e se estiver bem durinha, como quando juntamos polegar e anular, está bem passada”, ensina Camila Rodrigues.

Carne ao ponto
Essa com certeza é a melhor opção para suas refeições, pelo fator de eliminar todas as chances de bactérias presentes na carne e de não possuir substâncias que podem causar câncer. A carne preparada ao ponto é rica fonte de energia, ferro, vitamina B12 e outras substâncias.

"Do contrário, também oferece riscos à saúde e também pode apresentar contaminação bacteriana", alerta. Além disso, vale destacar que a carne mal passada também oferece riscos, uma vez que geralmente a parte interior está mais crua e pode apresentar bactérias.