Como saber se a bactéria h pylori morreu?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Exames de histologia, teste respiratório com ureia marcada, teste de antígeno fecal e sorologia também são indicados para a detecção da bactéria. Normalmente, o tratamento envolve a prescrição de antibióticos e, após isso, é realizado um novo exame para verificar se a bactéria foi mesmo eliminada.

Para confirmar se a H. pylori foi eliminada é necessário que se façam novos testes após quatro semanas do término do tratamento. Essa pesquisa pode ser feita através do teste para antígeno fecal, teste respiratório com uréia marcada ou até mesmo através de endoscopia digestiva com biópsia.

É possível eliminá-la com o tratamento medicamentoso a base de antibióticos e medicamentos inibidores da bomba de prótons, utilizados de forma contínua por 14 dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

A duração do tratamento de erradicação do H. pylori deve ser de 14 dias, conforme as mais recentes diretrizes, tanto brasileira como internacionais, especialmente nos esquemas tríplices, compostos por dois antibióticos e um inibidor de bomba de prótons (IBP).

Quando se inicia o uso de um antibiótico o doente geralmente apresenta sintomas como dor e febre. Com a tomada das primeiras doses as bactérias mais frágeis começam a ser eliminadas e os sintomas melhoram.

Acredita-se que seja determinado pela contribuição de fatores socioeconômicos, ambientais e práticas culturais, além de possível predisposição genética”, informa Dra. Amanda.

Esse exame não é recomendado para regiões em que a infecção atinge menos que 30% da população e não deve ser usado para avaliar o quadro de saúde do paciente após o tratamento. Uma opção melhor para o diagnóstico da infecção de H. pylori é o exame de fezes, também chamado de teste de antígeno fecal.

Para maiores de 50 anos: repetir em 01 ano. Para menores de 50 anos: repetir em 02 anos.

Ela sobrevive em um ambiente muito ácido graças a sua capacidade de converter a ureia em amônia e gás carbônico. Isso é o que lhe dá energia necessária para sobreviver.

Bactéria causa enjoos e dor no estômago
A infecção pelo H. Pylori pode provocar desde uma gastrite leve até a formação de úlceras, em alguns casos”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Quem é infectado pode apresentar ainda arrotos, enjoos, vômitos, perda de apetite e sangramento nas fezes.

Já relativo ao surgimento de efeitos colaterais, durante o tratamento, 81.93% dos pacientes sentiram algum efeito indesejável, sendo mais freqüente o gosto amargo na boca. De um modo geral, pode-se constatar que uma maior inci- dência do H.

QUAIS OS SINTOMAS? Na maioria dos casos, as pessoas infectadas pela H. pylori não apresentam sintomas. Porém, algumas delas podem sofrer com enjoos, perda de peso, indigestão, azia e, até mesmo, gastrite.

Carnes gordurosas, frituras e queijos amarelos, pois são ricos em gordura, o que dificulta a digestão e aumentam o tempo que os alimentos ficam no estômago; Carnes processadas e alimentos enlatados, pois são ricos em conservantes e aditivos químicos que irritam o estômago e intestino, aumentando a inflamação.